Repositorio Dspace

A gravação do ciclo brasileiro de Villa-Lobos para o projeto memória da música brasileira

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Ferreira, Gabriel de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-10-02T12:00:31Z
dc.date.available 2025-10-02T12:00:31Z
dc.date.issued 2025-02-03
dc.identifier.citation FERREIRA, Gabriel de Oliveira. A gravação do Ciclo brasileiro para o projeto Memória da música brasileira. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43114
dc.description.abstract This dissertation comprises a memorial, an article, and a final product presented to the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) of the Music School of Federal University of Bahia (UFBA). The memorial and the final product focus on the process of studying and recording Ciclo brasileiro, a suite for piano by Brazilian composer Heitor Villa- Lobos, for Memória da música brasileira project, whose aim is to promote Brazilian classical music through phonographic recordings. The article titled “Study Strategies for the Technical Challenges of Heitor Villa-Lobos's Ciclo brasileiro” addresses the resolution of technical issues in passages that have been listed and classified in a table at the end of the present work. The list of difficulties and the strategies to overcome them were developed through semi- structured interviews with highly acclaimed teachers and pianists, who possess extensive teaching experience and knowledge of the work. Additionally, this study analyses reputable piano technique publications by authors such as Alfred Cortot, György Sándor, Walter Gieseking, and Karl Leimer. The main objective of this dissertation is to provide insight into the study process of a work with considerable technical difficulty and to offer some solutions for overcoming technical problems that might be accessible to other readers and potential performers. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Música moderna brasileira pt_BR
dc.subject Piano brasileiro pt_BR
dc.subject Heitor Villa-Lobos pt_BR
dc.subject Ciclo brasileiro pt_BR
dc.subject Técnica pianística pt_BR
dc.subject.other Brazilian modern music pt_BR
dc.subject.other Brazilian piano pt_BR
dc.subject.other Heitor Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.other Ciclo Brasileiro pt_BR
dc.subject.other Piano technique pt_BR
dc.title A gravação do ciclo brasileiro de Villa-Lobos para o projeto memória da música brasileira pt_BR
dc.title.alternative The recording of Villa-Lobos ciclo brasileiro for the memória da música brasileira project pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL pt_BR
dc.contributor.advisor1 Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9567514001703912 pt_BR
dc.contributor.referee1 Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9567514001703912 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandão, José Maurício Valle Brandão
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5651151782101591 pt_BR
dc.contributor.referee3 Alpino, Miguel Rosselini
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2945420313266517 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6750504863776169 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo e o produto final. O memorial e o produto final versam sobre o processo de estudo e gravação do Ciclo brasileiro, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, para o projeto Memória da música brasileira, que tem como um de seus objetivos divulgar a música clássica brasileira por meio de gravações fonográficas. O artigo intitulado “Estratégias de estudo para as dificuldades técnicas do Ciclo brasileiro de Heitor Villa-Lobos” foca especialmente na resolução de problemas técnicos em passagens que foram listadas e esquematizadas em um quadro anexado ao final do trabalho. A listagem e as estratégias de estudo dessas dificuldades foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e pianistas de grande renome, vasta experiência docente e contato com a obra. Também foram utilizados para a resolução desses problemas materiais bibliográficos que abordam o tema do estudo do piano de autores conceituados, como Alfred Cortot, György Sándor, Walter Gieseking e Karl Leimer. O objetivo principal deste trabalho é possibilitar uma visão sobre o processo de estudo de uma obra com considerável dificuldade de execução e propor algumas soluções para a superação dos problemas técnicos com os demais leitores e possíveis performers. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Música pt_BR
dc.relation.references FERREIRA, Gabriel de Oliveira. A gravação do Ciclo brasileiro para o projeto Memória da música brasileira. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. pt_BR
dc.type.other Produção Artística pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR
dc.type.production Artística pt_BR
dc.type.production-subtype ARTES CÊNICAS pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem