Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Ferreira, Gabriel de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-02T12:00:31Z | |
| dc.date.available | 2025-10-02T12:00:31Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-03 | |
| dc.identifier.citation | FERREIRA, Gabriel de Oliveira. A gravação do Ciclo brasileiro para o projeto Memória da música brasileira. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43114 | |
| dc.description.abstract | This dissertation comprises a memorial, an article, and a final product presented to the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) of the Music School of Federal University of Bahia (UFBA). The memorial and the final product focus on the process of studying and recording Ciclo brasileiro, a suite for piano by Brazilian composer Heitor Villa- Lobos, for Memória da música brasileira project, whose aim is to promote Brazilian classical music through phonographic recordings. The article titled “Study Strategies for the Technical Challenges of Heitor Villa-Lobos's Ciclo brasileiro” addresses the resolution of technical issues in passages that have been listed and classified in a table at the end of the present work. The list of difficulties and the strategies to overcome them were developed through semi- structured interviews with highly acclaimed teachers and pianists, who possess extensive teaching experience and knowledge of the work. Additionally, this study analyses reputable piano technique publications by authors such as Alfred Cortot, György Sándor, Walter Gieseking, and Karl Leimer. The main objective of this dissertation is to provide insight into the study process of a work with considerable technical difficulty and to offer some solutions for overcoming technical problems that might be accessible to other readers and potential performers. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Música moderna brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Piano brasileiro | pt_BR |
| dc.subject | Heitor Villa-Lobos | pt_BR |
| dc.subject | Ciclo brasileiro | pt_BR |
| dc.subject | Técnica pianística | pt_BR |
| dc.subject.other | Brazilian modern music | pt_BR |
| dc.subject.other | Brazilian piano | pt_BR |
| dc.subject.other | Heitor Villa-Lobos | pt_BR |
| dc.subject.other | Ciclo Brasileiro | pt_BR |
| dc.subject.other | Piano technique | pt_BR |
| dc.title | A gravação do ciclo brasileiro de Villa-Lobos para o projeto memória da música brasileira | pt_BR |
| dc.title.alternative | The recording of Villa-Lobos ciclo brasileiro for the memória da música brasileira project | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9567514001703912 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9567514001703912 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Brandão, José Maurício Valle Brandão | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5651151782101591 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Alpino, Miguel Rosselini | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2945420313266517 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6750504863776169 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo e o produto final. O memorial e o produto final versam sobre o processo de estudo e gravação do Ciclo brasileiro, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, para o projeto Memória da música brasileira, que tem como um de seus objetivos divulgar a música clássica brasileira por meio de gravações fonográficas. O artigo intitulado “Estratégias de estudo para as dificuldades técnicas do Ciclo brasileiro de Heitor Villa-Lobos” foca especialmente na resolução de problemas técnicos em passagens que foram listadas e esquematizadas em um quadro anexado ao final do trabalho. A listagem e as estratégias de estudo dessas dificuldades foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e pianistas de grande renome, vasta experiência docente e contato com a obra. Também foram utilizados para a resolução desses problemas materiais bibliográficos que abordam o tema do estudo do piano de autores conceituados, como Alfred Cortot, György Sándor, Walter Gieseking e Karl Leimer. O objetivo principal deste trabalho é possibilitar uma visão sobre o processo de estudo de uma obra com considerável dificuldade de execução e propor algumas soluções para a superação dos problemas técnicos com os demais leitores e possíveis performers. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
| dc.relation.references | FERREIRA, Gabriel de Oliveira. A gravação do Ciclo brasileiro para o projeto Memória da música brasileira. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. | pt_BR |
| dc.type.other | Produção Artística | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.type.production | Artística | pt_BR |
| dc.type.production-subtype | ARTES CÊNICAS | pt_BR |