Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Oliveira, Victoria Dourado de | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-19T18:20:53Z | |
| dc.date.available | 2025-09-19T18:20:53Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-27 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42978 | |
| dc.description.abstract | This research, developed through the cartographic method (Kastrup, 2009; Deleuze, Guattari, 2011; Rolnik, 2016), intends to reflect about ways of subjectivation and feminists approaches in three dancing artistics works produced by women, in 2020, in the context of the covid-19 pandemic. This three artistics creations were selected for integrate digital artistic-cultural events at that period. They are: “Instituição_Intuição” by Ana Pi, “Selfishcâmera” by Estela Lapponi and “E depois?” by Silvia Moura. The investigation is about the body that dances and its sensitives realities, in relations with its estetics, etics and micropoliticals creations, through the experience of inhabit the home space, considering the context of crisis: healthy, social, political, economic. The artistics works are studied through the concept of plans of composition by Gilles Deleuze and Félix Guattari (2010) and André Lepecki (2010), in relations with feminists approaches, according the studies of Donna Haraway (1995, 2023), Margareth Rago (2013), Conceição Evaristo (2017, 2020), Audre Lorde (2019), Virgínia Woolf (2022, 2023), and others. There were four plans of composition: acting, creating, caring and resisting. This investigation includes discussions about contemporary dances, based on Eleonora Fabião (2008, 2013), Rosa Primo (2010), Lúcia Matos (2011, 2014, 2021), Thereza Rocha (2014, 2016) e André Lepecki (2020, 2021). The research intends to approaches dance as a political action (Matos, 2011) and as a embodied action (Varela, 2003). Also, verifies the production of spaces of differences, for multiples ways of existence and creation, through singularities of each artistic work. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Danças contemporâneas | pt_BR |
| dc.subject | Feminismos | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia de covid-19 | pt_BR |
| dc.subject.other | Contemporary dances | pt_BR |
| dc.subject.other | Feminisms | pt_BR |
| dc.subject.other | Covid-19 pandemic | pt_BR |
| dc.title | Agir, criar, cuidar e resistir: rastros feministas de danças contemporâneas no contexto da pandemia de covid-19 | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | |
| dc.contributor.referee1 | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Márcia Virgínia Mignac da | |
| dc.contributor.referee3 | Pellegrim, Emyle Pompeu de Barros Daltro | |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0971641490118333 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Pesquisa, construída por meio de um percurso cartográfico (Kastrup, 2009; Deleuze, Guattari, 2011; Rolnik, 2016), busca compreender os modos de subjetivação e as abordagens feministas inscritas em três obras/performances de dança de artistas mulheres produzidas no contexto do isolamento social da pandemia de covid-19. As três obras, situadas no momento mais agudo do isolamento social, em 2020, integram programações artístico-culturais de plataformas digitais do contexto brasileiro. São elas: “Instituição_Intuição” de Ana Pi, “Selfishcâmera” de Estela Lapponi e “E depois?” de Silvia Moura. Trata-se de investigar o corpo que dança e suas realidades sensíveis, em suas criações estéticas, éticas e micropolíticas, a partir da experiência de habitar o espaço da casa, considerando o cenário de crises: sanitária, social, política, econômica, de modos de existir e de estar junto. As obras são analisadas a partir do entendimento de planos de composição (Deleuze e Guattari,2010; Lepecki, 2010), e articulada com distintas perspectivas feministas por meio dos estudos de Donna Haraway (1995, 2023), Margareth Rago (2013), Conceição Evaristo (2017, 2020), Audre Lorde (2019), Virgínia Woolf (2022, 2023), entre outras. Os encontros com as obras geraram a constituição de quatro planos de composição: agir, criar, cuidar e resistir. Ao mesmo tempo, traçam-se discussões relativas às danças contemporâneas através das perspectivas apresentadas por Eleonora Fabião (2008, 2013), Rosa Primo (2010), Lúcia Matos (2011, 2014, 2021), Thereza Rocha (2014, 2016) e André Lepecki (2020, 2021). Trata-se, com isso, de situar uma busca que consiste em apreender a dança como ação política (Matos, 2011) e como ação corporificada (Varela, 2003). Ao mesmo tempo, esta pesquisa visa constituir espaços de produção de diferenças, numa abertura às multiplicidades dos modos de criar e de existir no cenário do isolamento, a partir das singularidades de cada obra e dos rastros das experiências de cada artista inscritos nelas. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |