Repositorio Dspace

Agir, criar, cuidar e resistir: rastros feministas de danças contemporâneas no contexto da pandemia de covid-19

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Oliveira, Victoria Dourado de
dc.date.accessioned 2025-09-19T18:20:53Z
dc.date.available 2025-09-19T18:20:53Z
dc.date.issued 2025-03-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42978
dc.description.abstract This research, developed through the cartographic method (Kastrup, 2009; Deleuze, Guattari, 2011; Rolnik, 2016), intends to reflect about ways of subjectivation and feminists approaches in three dancing artistics works produced by women, in 2020, in the context of the covid-19 pandemic. This three artistics creations were selected for integrate digital artistic-cultural events at that period. They are: “Instituição_Intuição” by Ana Pi, “Selfishcâmera” by Estela Lapponi and “E depois?” by Silvia Moura. The investigation is about the body that dances and its sensitives realities, in relations with its estetics, etics and micropoliticals creations, through the experience of inhabit the home space, considering the context of crisis: healthy, social, political, economic. The artistics works are studied through the concept of plans of composition by Gilles Deleuze and Félix Guattari (2010) and André Lepecki (2010), in relations with feminists approaches, according the studies of Donna Haraway (1995, 2023), Margareth Rago (2013), Conceição Evaristo (2017, 2020), Audre Lorde (2019), Virgínia Woolf (2022, 2023), and others. There were four plans of composition: acting, creating, caring and resisting. This investigation includes discussions about contemporary dances, based on Eleonora Fabião (2008, 2013), Rosa Primo (2010), Lúcia Matos (2011, 2014, 2021), Thereza Rocha (2014, 2016) e André Lepecki (2020, 2021). The research intends to approaches dance as a political action (Matos, 2011) and as a embodied action (Varela, 2003). Also, verifies the production of spaces of differences, for multiples ways of existence and creation, through singularities of each artistic work. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Danças contemporâneas pt_BR
dc.subject Feminismos pt_BR
dc.subject Pandemia de covid-19 pt_BR
dc.subject.other Contemporary dances pt_BR
dc.subject.other Feminisms pt_BR
dc.subject.other Covid-19 pandemic pt_BR
dc.title Agir, criar, cuidar e resistir: rastros feministas de danças contemporâneas no contexto da pandemia de covid-19 pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Dança pt_BR
dc.contributor.advisor1 Matos, Lúcia Helena Alfredi de
dc.contributor.referee1 Matos, Lúcia Helena Alfredi de
dc.contributor.referee2 Silva, Márcia Virgínia Mignac da
dc.contributor.referee3 Pellegrim, Emyle Pompeu de Barros Daltro
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0971641490118333 pt_BR
dc.description.resumo A Pesquisa, construída por meio de um percurso cartográfico (Kastrup, 2009; Deleuze, Guattari, 2011; Rolnik, 2016), busca compreender os modos de subjetivação e as abordagens feministas inscritas em três obras/performances de dança de artistas mulheres produzidas no contexto do isolamento social da pandemia de covid-19. As três obras, situadas no momento mais agudo do isolamento social, em 2020, integram programações artístico-culturais de plataformas digitais do contexto brasileiro. São elas: “Instituição_Intuição” de Ana Pi, “Selfishcâmera” de Estela Lapponi e “E depois?” de Silvia Moura. Trata-se de investigar o corpo que dança e suas realidades sensíveis, em suas criações estéticas, éticas e micropolíticas, a partir da experiência de habitar o espaço da casa, considerando o cenário de crises: sanitária, social, política, econômica, de modos de existir e de estar junto. As obras são analisadas a partir do entendimento de planos de composição (Deleuze e Guattari,2010; Lepecki, 2010), e articulada com distintas perspectivas feministas por meio dos estudos de Donna Haraway (1995, 2023), Margareth Rago (2013), Conceição Evaristo (2017, 2020), Audre Lorde (2019), Virgínia Woolf (2022, 2023), entre outras. Os encontros com as obras geraram a constituição de quatro planos de composição: agir, criar, cuidar e resistir. Ao mesmo tempo, traçam-se discussões relativas às danças contemporâneas através das perspectivas apresentadas por Eleonora Fabião (2008, 2013), Rosa Primo (2010), Lúcia Matos (2011, 2014, 2021), Thereza Rocha (2014, 2016) e André Lepecki (2020, 2021). Trata-se, com isso, de situar uma busca que consiste em apreender a dança como ação política (Matos, 2011) e como ação corporificada (Varela, 2003). Ao mesmo tempo, esta pesquisa visa constituir espaços de produção de diferenças, numa abertura às multiplicidades dos modos de criar e de existir no cenário do isolamento, a partir das singularidades de cada obra e dos rastros das experiências de cada artista inscritos nelas. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Dança pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem