Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Teófilo, Geisiane de Jesus dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-19T12:42:56Z | |
| dc.date.available | 2025-09-19T12:42:56Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-17 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42969 | |
| dc.description.abstract | This study addresses the phenomenon of fake news, assessing the global context and the counter-strategies adopted by the countries that stand out the most in confronting disinformation. These are Finland, France, Germany, Singapore, and the United States. It was observed that the most effective responses are associated with the combination of normative regulation, media literacy, interinstitutional coordination, civil society participation, and the use of technologies such as artificial intelligence. In Brazil, although there are relevant efforts, the fight against fake news is still marked by isolated actions and low strategic coordination. The analysis of legislative bills and parliamentary speeches, with the aid of topic modeling (LDA), revealed significant gaps, such as the absence of permanent campaigns, educational guidelines, and integration among public agencies. The Qualitative Comparative Analysis (QCA) indicated that Brazil meets only a small number of the conditions present in the most effective cases and suggested the prioritization of seven measures: national awareness campaigns, creation of a specific state agency to address the issue, active regulation of digital platforms, interministerial integration, inclusion of vulnerable groups, implementation of a monitoring system with rapid response, and structured media literacy policies. These findings reinforce the urgency of continuous, articulated public policies that are responsive to technological dynamics and capable of strengthening the country's institutional capacity in confronting fake news. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Desinformação | pt_BR |
| dc.subject | Fake news | pt_BR |
| dc.subject | Regulação digital | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | Análise comparativa | pt_BR |
| dc.subject.other | Disinformation | pt_BR |
| dc.subject.other | Fake news | pt_BR |
| dc.subject.other | Digital regulation | pt_BR |
| dc.subject.other | Public policy | pt_BR |
| dc.subject.other | Comparative analysis | pt_BR |
| dc.title | Estratégias de combate à desinformação: um estudo comparativo de modelos internacionais e o papel do poder legislativo brasileiro | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6728736432628079 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6728736432628079 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Andrade, Adrianne Paula Vieira de | |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3304-8812 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3586441259396470 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Ramos, Anatália Saraiva Martins | |
| dc.contributor.referee3ID | http://orcid.org/0000-0002-8578-2018 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1151025937054810 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Marques, Felipe Tumenas | |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-8327-4215 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3675095654301312 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2132017907098339 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo aborda o fenômeno das fake news, avaliando o contexto mundial e as estratégias de combate adotadas por países que mais se destacam no enfrentamento da desinformação. São eles Finlândia, França, Alemanha, Singapura e Estados Unidos. Observou-se que as respostas mais efetivas estão associadas à combinação entre regulação normativa, educação midiática, articulação interinstitucional, participação da sociedade civil e uso de tecnologias como inteligência artificial. No Brasil, embora existam esforços relevantes, o enfrentamento às fake news ainda é marcado por ações pontuais e baixa coordenação estratégica. A análise de projetos de lei e discursos legislativos, com o auxílio da modelagem de tópicos (LDA) evidenciou lacunas importantes, como a ausência de campanhas permanentes, diretrizes educacionais e integração entre órgãos públicos. A Análise Comparativa Qualitativa (QCA) indicou que o Brasil atende a um número reduzido das condições presentes nos casos de maior efetividade e sugeriu a priorização de sete medidas: campanhas nacionais de conscientização, criação de órgão estatal específico para lidar com o tema, regulação ativa das plataformas digitais, integração interministerial, inclusão de grupos vulneráveis, implementação de um sistema de monitoramento com resposta rápida e políticas estruturadas de educação midiática. Esses achados reforçam a urgência de políticas públicas contínuas, articuladas e responsivas às dinâmicas tecnológicas, capazes de fortalecer a capacidade institucional do país no enfrentamento às fake news. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |