DSpace/Manakin Repository

A colagem digital e a fabulação no processo artístico da série memória e herança: album de família

Mostrar registro simples

dc.creator Dias, Rynnard Milton Alves
dc.date.accessioned 2025-09-17T18:25:06Z
dc.date.available 2025-09-17T18:25:06Z
dc.date.issued 24-07-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42956
dc.description.abstract This dissertation explores the creative process behind the series Memory and Heritage: Family Album, which uses digital collages to reframe 19th-century photographs of Black individuals from the studios of Alberto Henschel and Marc Ferrez. The original production of these photographers is analyzed for having crystallized colonial strategies of typification and exotification. The collage technique is approached through a theoretical framework that includes concepts such as photomontage, cinematic montage, appropriation art, and the digitization of archives, as discussed by Sayão. Critical fabulation, a methodology developed by Saidiya Hartman, plays a central role in linking historical research with poetic creation. The concept of the Encruzilhada and cruzo, developed by Leda Maria Martins and Luiz Rufino, positions collage as a space of convergence and multiple meanings. Artists such as Rosana Paulino, Yhuri Cruz, Gê Viana, Silvana Mendes, Herbert Amorim, and Karina Nery are referenced for their work in dialogue with these themes. The final chapters detail the creation process of the series, including the construction of visualities inspired by everyday life and childhood memories. The dissertation presents a synthesis of the texts included in the exhibition catalog, along with a summary of interviews conducted with artists such as Del Nunes, Senegâmbia, Letícia Pantoja, Astronauta de Mármore, and Moara Tupinambá, addressing topics such as the presence of digital collage in the contemporary art circuit and the use of artificial intelligence. pt_BR
dc.description.sponsorship FAPESB pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Colagem digital pt_BR
dc.subject Processos de criação pt_BR
dc.subject Fabulação crítica pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject.other Digital collage pt_BR
dc.subject.other Artistic process pt_BR
dc.subject.other Critical fabulation pt_BR
dc.subject.other Photography pt_BR
dc.title A colagem digital e a fabulação no processo artístico da série memória e herança: album de família pt_BR
dc.title.alternative Digital collage and critical fabulation in the artistic process of the series memory and heritage: family album pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Artes Visuais pt_BR
dc.subject.cnpq Fotografia pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Oliva, Edgard
dc.contributor.referee1 Oliva Junior, Edgard Mesquita
dc.contributor.referee2 Fath, Telma Cristina Damasceno Silva
dc.contributor.referee3 Ramalho, Fabio Allan Mendes
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3980773300010359 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação investiga o processo criativo da série Memória e Herança: Álbum de Família, que utiliza colagens digitais para ressignificar fotografias do século XIX de pessoas negras, oriundas dos estúdios de Alberto Henschel e Marc Ferrez. A produção original desses fotógrafos é analisada por consolidar estratégias coloniais de tipificação e exotificação. A colagem é discutida a partir de um percurso teórico que abrange conceitos como fotomontagem, montagem cinematográfica, arte da apropriação e processos de digitalização de acervos, conforme proposto por Sayão. A fabulação crítica, metodologia desenvolvida por Saidiya Hartman, é central para articular a pesquisa histórica à criação poética. O conceito de encruzilhada e cruzo, desenvolvido por Leda Maria Martins e Luiz Rufino, é abordado com o intuito de interpretar a colagem como um espaço de convergência e multiplicidade de sentidos. São referenciadas obras de artistas como Rosana Paulino, Yhuri Cruz, Gê Viana, Silvana Mendes, Herbert Amorim e Karina Nery, que dialogam com a temática. Os capítulos finais detalham o processo de criação da série, incluindo a construção de visualidades inspiradas no cotidiano e nas memórias da infância. Apresenta-se a síntese dos textos que compõem o catálogo da exposição, além de um panorama das entrevistas realizadas com artistas como Del Nunes, Senegâmbia, Letícia Pantoja, Astronauta de Mármore e Moara Tupinambá, abordando temas como a inserção da colagem digital no circuito da arte e o uso da inteligência artificial. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Belas Artes pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples