Mostrar registro simples

dc.creator May, Andrea Rios
dc.date.accessioned 2025-08-19T18:01:09Z
dc.date.available 2025-08-19T18:01:09Z
dc.date.issued 7-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42758
dc.description.abstract This thesis narrates the construction of the poetics of a visual sound artist and researcher in the search for the interpretation of the object "noise", not only as sound or matter, but as a sensitive key to the continuity of her creative process in Sound Art, where this element reveals itself as a living metaphor of what disorganizes, deviates, challenges the visible and audible order of the world. "Noise” presents an insurgent presence, with meanings and purposes that go beyond aesthetics, populating spaces in Internet Art, camouflaged or coupled to the new technologies of Digital Art for the provocation of a continuous guerrilla. From the intertwining between noise, perception, social context and political positioning, a field of forces — where historical transformations reverberate from the beginnings of activism to the libertarian movements of art collectives — opens up to the conceptual neologism of artivism and the result is a more forceful and contemporary thematic production. Basic concepts and numerous relevant references such as Jacques Rancière, Manuel Castells, Paulo Raposo permeate this investigation that moves through interfaces and connections in networks in which we follow with Sergio Basbaum, Gilbertto Prado, Julian Assange, to experience interactive visual and sound catharses in the embodiment of the digital, explicitly revering the artists and theorists Diana Domingues and Rosa Menkman. Here we will see, above all, manifestos and artistic manifestations that build the ideology of noise as a message. pt_BR
dc.description.sponsorship FAPESB pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Artivismo pt_BR
dc.subject Arte digital pt_BR
dc.subject Internet art pt_BR
dc.subject Metáfora pt_BR
dc.subject Arte sonora pt_BR
dc.subject Ruído pt_BR
dc.subject.other Artivism pt_BR
dc.subject.other Digital art pt_BR
dc.subject.other Internet art pt_BR
dc.subject.other Metaphor pt_BR
dc.subject.other Sound art pt_BR
dc.subject.other Noise pt_BR
dc.title #GRRLHCNTN: ruidosa_ poética_artivista pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
dc.contributor.referee1 Figueiró, Cristiano Severo
dc.contributor.referee2 Brunet, Karla Schuch
dc.contributor.referee3 Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
dc.contributor.referee4 Fiorelli, Marilei
dc.contributor.referee5 Carneiro, Nadia Virginia Barbosa Carneiro
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4781274386151533 pt_BR
dc.description.resumo Esta tese narra a construção da poética de uma artista visual sonora e pesquisadora na busca da interpretação do objeto “ruído”, não apenas como som ou matéria, mas como uma chave sensível para a continuidade do seu processo criativo na Arte Sonora, onde este elemento se revela como metáfora viva daquilo que desorganiza, desvia, desafia a ordem visível e audível do mundo. O “ruído apresenta uma presença insurgente, com sentidos e propósitos que vão além da estética, povoando espaços na Internet Art, camuflado ou acoplado às novas tecnologias da Arte Digital para a provocação de uma guerrilha contínua. A partir do entrelaçamento entre ruído, percepção, contexto social e posicionamento político, um campo de forças — onde reverberam as transformações históricas desde os primórdios do ativismo até os movimentos libertários dos coletivos de arte — se abre para o neologismo conceitual do artivismo e o resultado é uma produção temática mais contundente e contemporânea. Conceitos basilares e inúmeras referências de relevância como Jacques Rancière, Manuel Castells, Paulo Raposo permeiam esta investigação que se move por interfaces e conexões em redes nas quais seguimos com Sergio Basbaum, Gilbertto Prado, Julian Assange, para experienciar catarses visuais e sonoras interativas na corporificação do digital, reverenciando explicitamente as artistas e teóricas Diana Domingues e Rosa Menkman. Aqui veremos, sobretudo, manifestos e manifestações artísticas que edificam a ideologia do ruído como mensagem. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Belas Artes pt_BR
dc.type.degree Doutorado pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples