Repositorio Dspace

Deixa ela em paz: mulheres artistas e experiências coletivas

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Novais, Cristiane Silva
dc.date.accessioned 2025-07-17T18:18:44Z
dc.date.available 2025-07-17T18:18:44Z
dc.date.issued 2024-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42542
dc.description.abstract This research investigated the relationship between the Deixa Ela Em Paz collective, public space, activism, and feminism within the field of visual arts. The cartographic method was adopted, enabling the continuous construction and reconstruction of the investigative process, along with procedures such as systematic bibliographic review, documentary research, semi-structured interviews, and the analysis and synthesis of the collected material. Public spaces were understood as political arenas where art, driven by feminism and activism, emerges as a tool for imagination, transformation, and transgression. To theoretically support this research, concepts of feminist art, public art, and activist art guided the analysis of the collective's practices, with contributions from authors such as Britto (2017), Darke (1988), Gago (2020), Giunta (2019), Massey (1994), Pollock (1988), and Revely (2022). The study adopted a feminist framework that informs all methodological decisions, without, however, overshadowing other equally significant issues. The actions of Deixa Ela Em Paz, by occupying and redefining urban spaces, reaffirm art as a political territory and a collective practice capable of challenging hegemonic narratives and proposing new horizons for social transformation. This research seeked not only to address a gap in studies on contemporary artistic collectives with a feminist perspective but also to foster reflections on the potential of art as a tool for resistance and collective creation. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Mulheres artistas pt_BR
dc.subject Coletivos pt_BR
dc.subject Arte feminista pt_BR
dc.subject Arte pública pt_BR
dc.subject Arte ativista pt_BR
dc.subject.other Women artists pt_BR
dc.subject.other Collectives pt_BR
dc.subject.other Feminist art pt_BR
dc.subject.other Public art pt_BR
dc.subject.other Activist art pt_BR
dc.title Deixa ela em paz: mulheres artistas e experiências coletivas pt_BR
dc.title.alternative Leave her alone: women artists and collective experiences pt_BR
dc.title.alternative Déjala en paz: mujeres artistas y experiencias colectivas pt_BR
dc.title.alternative Laissez-la tranquille: femmes artistes et expériences collectives pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Britto, Ludmila da Silva Ribeiro de
dc.contributor.referee1 Britto, Ludmila da Silva Ribeiro de
dc.contributor.referee2 Gonçalves, Rosa Gabriella de Castro
dc.contributor.referee3 Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do
dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0002-4571-6665 pt_BR
dc.creator.Lattes https://lattes.cnpq.br/1208012688918246 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação de mestrado investigou a relação entre o coletivo Deixa Ela Em Paz no espaço público, o ativismo e o feminismo no campo das artes visuais. Adotou-se o método cartográfico, que possibilitou a construção e reconstrução constante do percurso investigativo, aliado a procedimentos como revisão bibliográfica sistemática, coleta documental, realização de entrevistas semiestruturadas, além da análise e síntese do material reunido. Os espaços públicos foram compreendidos como espaços políticos, onde a arte, impulsionada pelo feminismo e pelo ativismo, emerge como ferramenta de imaginação, transformação e transgressão. Para embasar teoricamente a pesquisa, os conceitos de arte feminista, arte pública e arte ativista orientaram a análise das práticas do coletivo, com base em autoras como Britto (2017), Darke (1988), Gago (2020), Giunta (2019), Massey (1994), Pollock (1988) e Revely (2022). O estudo adotou um recorte feminista que permeou todas as decisões metodológicas, sem, contudo, se sobrepor a outras questões igualmente relevantes. As ações do Deixa Ela Em Paz, ao ocupar e ressignificar os espaços urbanos, reafirmam a arte como um território político e uma prática coletiva capaz de tensionar narrativas hegemônicas e propor novos horizontes de transformação social. Esta pesquisa buscou não apenas preencher uma lacuna nos estudos sobre coletivos artísticos contemporâneos com perspectiva feminista, mas também fomentar reflexões acerca das potencialidades da arte como instrumento de resistência e criação coletiva. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Belas Artes pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem