Repositorio Dspace

O PROCESSO CRIATIVO DA CANÇÃO POPULAR EM INTERFACE COM A PSICANÁLISE

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Araujo, Andressa Raiana Nunes de
dc.date.accessioned 2025-07-01T16:42:31Z
dc.date.available 2025-07-02
dc.date.available 2025-07-01T16:42:31Z
dc.date.issued 2024-08-21
dc.identifier.citation ABNT, APA pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42399
dc.description.abstract This work is the result of an artistic research in the field of songwriting, where the creative processes and theoretical derivations are intersected by Lacanian-oriented psychoanalysis. The general objective was to compose songs and discuss their creative processes from the perspective of Lacanian psychoanalysis. From this horizon of the creative processes of music in relation to the unconscious, the specific objectives consisted of: composing songs while recording their creative processes; conducting a transdisciplinary literature review between music, psychoanalysis, and literature; and gathering testimonies in both audio and written format for each song. The methodology is mixed, containing elements of Academic Memorial, Genetic Criticism, and Research in Psychoanalysis, with an emphasis on the relationship between Testimony and transmission. As a result, we produced 16 songs whose creative processes were commented on and discussed, leading to theoretical elaborations, including: considerations on how the creative process of song relates to desire, writing, and the voice as object a; the Borromean nature of the songwriter's craft; and the accent as the letter of the Other in its relation to musical creation. It is concluded that the creative process of song in the light of psychoanalysis can bring a new reference for research in composition as well as contribute to new theoretical constructions in psychoanalysis. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject canção pt_BR
dc.subject composição pt_BR
dc.subject psicanálise pt_BR
dc.subject processo criativo pt_BR
dc.subject.other song pt_BR
dc.subject.other songwriting pt_BR
dc.subject.other psychoanalysis pt_BR
dc.subject.other creative process pt_BR
dc.title O PROCESSO CRIATIVO DA CANÇÃO POPULAR EM INTERFACE COM A PSICANÁLISE pt_BR
dc.title.alternative Creative process of songwriting in interface with psychoanalysis pt_BR
dc.title.alternative Le processus créatif de la chanson en interface avec la psychanalyse. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Bertissolo, Guilherme
dc.contributor.referee1 Espinheira, Alexandre
dc.contributor.referee2 Aires, Suely
dc.contributor.referee3 Massara Rocha, Guilherme
dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0003-0736-9620 pt_BR
dc.creator.Lattes https://lattes.cnpq.br/6091348777845795 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho é oriundo de uma pesquisa artística no campo da composição de canções populares cujos processos criativos e derivações teóricas são atravessados pela psicanálise de orientação lacaniana. O objetivo geral foi compor canções e falar de seus processos criativos a partir da psicanálise lacaniana. Para desse horizonte dos processos criativos da música em relação com o inconsciente, os objetivos específicos consistiram em: compor canções registrando seus processos criativos; fazer uma revisão bibliográfica transdisciplinar entre música, psicanálise e literatura; e a reunião de relatos em formato de testemunho aos registros tanto em áudio quanto escritos de cada canção. A metodologia é mista, contendo traços do Memorial Acadêmico, da Crítica Genética e da Pesquisa em Psicanálise, com destaque para a relação entre Testemunho e transmissão. Como resultado, tivemos 16 canções cujos processos criativos foram comentados e discutidos, e deles derivaram elaborações teóricas, dentre elas: considerações sobre como o processo criativo da canção se relaciona ao desejo, à escrita e à voz como objeto a; a natureza borromeana do fazer do cancionista; e o sotaque como letra do Outro na sua relação com a criação musical. Conclui-se que o processo criativo da canção à luz da psicanálise pode trazer um novo referencial para a pesquisa em composição bem como colaborar para novas construções teóricas na psicanálise. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Música pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem