| dc.relation.references |
AMERICANO, Mariana; DE ARAUJO SILVA, Jeane. Arte, Estética e Docência: Caminhos Possíveis para Dialogar. Veras, v. 12, n. 2, 2023.
ANDRADE, Marina Pereira Menezes de. Ser artista: anacronismos, incoerências, estratégias e permanências. Belém do Pará: ANPAP, out. 2013.
APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número: ensaio sobre a geografia da raiva. Trad. Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.
ARAKAKI, Cristiane. Cartografia dos afetos na arte interativa. 2020.
ARANTES, Priscila. Estética da emergência: o advento de um regime prático das artes. 17º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2018
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
AZEVEDO, E.; PELLED, Y. Socially Engaged Art as a Methodological Strategy. In: Social Science. International Journal of Contemporary Sociology, 2015. (In press/ No prelo).
BARROSO, Oswald. O riso brincante do Nordeste. Rebento, n. 7, p. 233-265, dezembro, 2018
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987.
BASTOS, Thamiris; RIBEIRO, Iara Margolis; PROVIDÊNCIA, Bernardo. A utilização de escalas de autorrelato na avaliação emocional do espectador de Live Streaming Concert. 2021.
BEUYS, Joseph. A revolução somos nós. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Org.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BEUYS, Joseph. Joseph Beuys in America. Energy Plan for the Western Man. Compiled by Carin Kuoni, 1978.
BEUYS, Joseph. Polentrasnport 1981: entrevista-debate conduzida por Yszard Syanislawisk. In: Et tous ils changent le monde. Catálogo da 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Lyon. France: Lyon, 1981.
BISHOP, Claire. The Social Turn: Collaboration and Its Discontents. Art Forum, 2006. Disponível em:
BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRUSCKY, Paulo. Arte Correio: Hoje a Arte é este Comunicado. In. FERREIRA, Glória. Org. Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
BUCHLOH, Benjamin. H. D. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. A/E Arte & Ensaios. Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais EBA-UFRJ, ano VII, n.7, 2000.
BUREN, Daniel. Função do Museu. In: BUREN, Daniel; DUARTE, Paulo Sérgio (Ed.), Daniel Buren: textos e entrevistas escolhidos (1967-2000). Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 2001.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa da assembleia; tradução Fernanda Siqueira Miguens; revisão técnica Carla Rodrigues. – 1º Edição – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade / Judith Butler; tradução de Renato Aguiar. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015b.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Autêntica, 2015a.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, Salvador: UFBA, 2015.
CAMPBELL, Brígida; TERÇA-NADA, Marcelo. Intervalo, Respiro, Pequenos Deslocamentos: ações poéticas do Poro. São Paulo: Radical Livros, 2011.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2011.
CAPRA Fritjof. Vivendo redes. O tempo das redes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CIRILLO, José. -Ils profitent-: fantasmas do presente nos processos colaborativos . em tempos de práticas sociais, um estudo de caso. REVISTA POIÉSIS , v. 18, p. . .. 57-72, 2017.
DA SILVA JR, Jader Lúcio; FARBIARZ, Alexandre. Educação, midiatização e afeto. O professor e a produção de sentido no Instagram. Inmediaciones de la Comunicación, v. 19, n. 1, p. 135-156, 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: rizoma. In: Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1995.
DOESBURG, Theo van. 1º Manifesto De Stijl (1918). Disponível em: https://www2.gwu.edu/~art/Temporary_SL/177/pdfs/DeStijl.pdf. Último acessso: 03/10/2014.
DOS AFETOS COMPLEXOS. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, v. 1, n. 04, p. 1-21, 2024.
DUARTE, Imara AM; COSTA, Angelina DL; TONETTO, Leandro M. Arquitetura hospitalar centrada no afeto: contribuições de Baruch de Espinosa. Revista de Arquitectura, v. 28, n. 44, p. 76-97, 2023.
DUCHAMP, Marcel. Kant After Duchamp. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 1996.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory (Org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DUCHAMP, Marcel. Ressonances du ready-made: Duchamp entre avant- garde et tradition. Nîmes: Jacqueline Chambon, 1989.
DUCOMBE, S. Lambert, S. The Rutledge Companion to Media Activism Artistic Activism. In: G. Meikle (ed.), pp. 57-64. London, Routledge. 2018
DUNCAN, Carol. Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums. London: Routledge, 1995; Duncan, C. The art museum as ritual. In: PREZIOSI, Donald (Ed.). The art of art history: A critical anthology. Oxford: Oxford University Press, 1998.
FALLING FRUIT. Mapeamento da Colheita Urbana. St, Boulder, CO 80305, USA, 2022. Disponível em <http://fallingfruit.org/about?c=forager%2Cfreegan&locale=pt- BR> Acesso em 08 de agosto, 2021.
FASSHEBER, Daniela Monteiro. ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NO SERVIÇO
FERREIRA, Glória; CONTRIM, Cecília (Org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FIGUEIREDO, Luciano (Org.). Hélio Oiticica: a pintura depois do quadro. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008.
FINKELPEARL, Tom. Dialogues in Public Art. Massachusetts: The MIT Press, 2000. FLEW, Terry. New media: An introduction. Oxford: Oxford University Press, 2007.
FURTADO, Pedro Barbosa Rudge; LEONEL, Maria Célia. O afeto nostálgico em Angústia, de Graciliano Ramos/The Nostalgic Affect on Graciliano Ramos Novel Anguish. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, v. 29, n. 2, p. 210-234.
GANZ, Louise; SILVA, Breno. Lotes vagos: expansões, ação coletiva de ação urbana experimental. Belo Horizonte: PMBH, 2011.
GOMES, Graziela Marcheti. Uma escuta para a finitude: ensaio sobre o RIO OIR de Cildo Meireles. Dissertação. USP. 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-10082015-113053/pt-br.php. Último acesso: novembro/2024.
GOMES, Jr., Guilherme Simões. Vidas de artistas: Portugal e Brasil, In:
GRECO, Alberto. Manifesto Dito del Arte Vivo (1962). Disponível em: < https://notamanuscrita.com/2020/09/03/artigo-constelar-greco/> acesso 22 de agosto de 2022.
GROYS, Boris. A Genealogy of Participatory Art. In: FRIELING, Rudolf (Org.). The Art of Participation – 1950 to Now. San Francisco: San Francisco Museum of Modern
GUIMARÃES, Paula et al. Cartografias frente ao desastre-crime da SAMARCO, VALE, BHP BILLITON NO RIO DOCE. Dissertação. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35276. Último acesso em outubro de 2024.
HELGUERA, Pablo; HOFF, Mônica. Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL, 2011.
Hooks, Bell. "Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade." São Paulo: WMF Martins Fontes 2 (2013).
JACKSON, Shannon. What is the Social in Social Practice?: Comparing Experiments in Performance. In: DAVIS, Tracy C. Performance Studies. New York: Cambridge Press, 2008.
JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.
KINCELER, José Luiz. Orocongo saber e o coletivo LAAVA – Uma plataforma de desejos compartilhados. Florianópolis: ANPAP, 2009.
KINCELER, José Luiz. Vinho Saber: arte relacional em sua forma complexa. In: Da Pesquisa, Revista da investigação em artes, v. 2, n. 2. Florianópolis, 2006.
KRAUSE, Daniela Torres Wardil. Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), na cidade de São Paulo: as motivações que levam os instrutores e terapeutas a oferecerem as PICS e os usuários a frequentá-las. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2023.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. In: Arte e Ensaios. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/52118/28402>. Acesso em: 17 maio 2022.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. In: Arte & Ensaios 17. Temáticas. Tradução de Jorge Menna Barreto. PPGAV/EBA/UFRJ, 2008.
LACY, Suzanne. Mapping the Terrain: New Genre Public Art. New York: Bay Press, Incorporated, 1995.
LADDAGA, Reinado. Estética de la Emergencia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.
LARAIA, Roque de Barros. O conceito antropológico de cultura. Culturas e Evangelização. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
LEIRIAS, A. E; PELLED, Y. Socially Engaged Art as a Methodological Strategy. In: Social Science. International Journal of Contemporary Sociology, 2015.
LEIRIAS, Ana Gabriela. Novas cartografias on line, arte contemporânea e outras geografias/New Online Cartographies, Contemporary Art and Other Geographies. In: Geograficidade, v. 2, pp. 115-133, São Paulo, 2012.
LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. A desmaterialização da arte. In: Arte & Ensaios, n. 25. Rio de Janeiro: PPGAV/EBA/UFRJ, 2013.
LONGONI, Ana. Vanguardia y revolución, ideas-fuerza en el arte argentino de los 60/70. In: Revista Brumaria, n.8, 2007. Disponível em: <http://arte- nuevo.blogspot.com.br/2007/07/vanguardia-y-revolucin-ideas-fuerza- en.html>>. Acesso em: 22 maio 2022.
MBEMBE, Achile. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. Renata Santini. Rio de Janeiro: Arte & Ensaios, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, 2018.
MESQUITA, André Luiz. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990- 2000). 2008. 213f. Dissertação. Mestrado em História Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
MOMBAÇA, Jota. Rastros de uma Submetodologia Indisciplinada. Revista Concinnitas, v. 1, n. 28, p. 334-354, 2016
MONTE, Shelida Crislane Matias. Design digital e experiência afetiva do usuário: análise, construção e avaliação de interface para sistema de fliperama/arcade. Trabalho de Conclusão de Curso, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/76646/1/2023_tcc_scmmonte.pdf. Último acesso em outubro de 2024.
MOREIRA, Wilker Bruno. Uma investigação em postagens relacionadas ao uso contendo emojis. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
NOGUEIRA, Bruno et al. Diálogos entre educação, arte e política cultural no Brasil.SciELO Preprint, 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/5135/9966/10423.
O’SHEA, Janet. A BEAUTIFUL DISRUPTION Extinction Rebellion’s Red [Rebel] Brigade and a Theory of Emotional Representation in Protest Janet O’Shea in: livro Politics as Public Art: The Aesthetics of Political Organizing and Social Movements (2023)
OITICICA, Hélio. Bases fundamentais para uma definição do parangolé. In: Arte em revista, v. 5, pp. 39-44, Rio de Janeiro, 1964.
OLIVEIRA, Daniela Borges de. Experiência estética em ambiente de partilhas: interações de ouvintes e podcasters do AFETOS e Não Inviabilize. Dissertação. UNESP. 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/72a66da9-9b7c-4cb1-97b3-f43c90f6f44a. Acesso em 08/ 10/2024.
OLIVEIRA, Eduardo Miranda et al. Corpos, memórias e saberes inscritos na educação nos terreiros de candomblé da Bahia no tempo presente. Dissertação. UFB, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35179. Último acesso em 05/10/2024.OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de. AS CICATRIZES DA ESPADA: o artivismo das dissidências sexuais e de gênero nos reinados do Padre Cícero. Campina Grande. Eduepb, 2020.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. O artista, homem do mundo. Belém: ANPAP, out.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; DE BRITO SILVA, Greice Duarte; BIBIAN, Simone. Educação Infantil, Formação e Prática Docente nas Tramas da Arte: Diálogos com Anna Marie Holm e Vea Vecchi. Editora Appris, 2021.
PAIM, Claudia. Práticas coletivas de artistas na América Latina contemporânea. 2007.
PALLAMIN, Vera. (2016). CORPOCIDADE 5 / 2016 – Gestos Urbanos
PEDROSA, Mário. Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.
PELUCIO, Larissa Maués et al. Um match com os conservadorismos: masculinidades desafiadas nas relações heterossexuais por meios digitais. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 2, p. 31-46, 2020.
PEREIRA, Selma; MARCOS, Adérito. O processo criativo na era Pós-Digital: Uma reflexão crítica baseada na prática artística. In: 2nd International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo 2020. Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Global publication copyright-2020 by Artech International, 2020. p. 127-135.
Performatividade e Visibilidade. UFBA. 2016
PORTUGAL, Ana Catarina. O pensamento de Joseph Beuys e seus aspectos rituais em ação. Dissertação. Mestrado em História Social. Departamento de História. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2006.
POSTALI, Roberta Klink. Estética da inclusão: o cineclubismo como ferramenta emancipatória do sujeito psicossocial com transtornos mentais. 2020.
Quijano. Aníbal. Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America. In: M. Moraña, E. Dussel; A.A. Jáuregui (eds.) Coloniality at Large: Latin America and the Poscolonial Debate, pp. 181-224. Durham, NC: Duke University Press. 2008.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: Articulando Dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 4, em 2/2015, pag. 3-12.
RAPOSO, Paulo. Artevismo: articulando dissidências, criando insurgências. In:
Revista brasileira de ciências sociais, Lisboa, v. 22, n. 64, 2007
ROBINS, K. Tradition and Translation: National Culture in its Global Context. In: CORNER, J. and HARVEY, S. (Org.). Enterprise and Heritage: Crosscurrents of National Culture. Londres: Routledge,1991.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental Transformações Contemporâneas do Desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989
ROQUETTE, Maria Elisa Tosi; GIRADI, Gisele. Debate acerca do Mapeamento Participativo como possível ferramenta ao fortalecimento da identidade indígena. Anais do Encontro de Saberes de Territorialidades. Peru: Lima, 2013.
ROTHFUß, Eberhard; HÖLLDAMPF, Katja. Auto-organização urbana em bairros desprivilegiados: possibilidades e limites para a articulação autônoma em Salvador, Bahia. GeoTextos, v. 9, n. 1, p. 11-40, 2013.
SALVATTI, Fabio. Davi tirando sarro de Golias: o risoativismo dos Yes Men. In: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 26, pp. 108-127, Santa Catarina, 2016.
SCHENKEL, Camila Monteiro. Grupos de artistas e reconfigurações no papel do autor ao longo do século XX. Belém: ANPAP, 2013.
SILVA, Gabriela Saenger. Arte em partilha: práticas artísticas, colaborativas e participativas na arte contemporânea. 2014. Dissertação. Mestrado em Artes Visuais. Programa de pós-graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.
SILVA, Thais Gonçalves da. Para além da etiqueta: um estudo sobre a influência dos estímulos táteis dos talheres na mesa posta. Trabalho de Conclusão de Curso. 2023.
SOCIAL. Revista acadêmica digital SOUZA EAD, nov. 2022, nº 55. Pp. 1-19.
TAVEIRA, Vitor. Em defesa da cachoeira. Jornal Online Século Diário, 2020. Disponível em <https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/em-defesa-da- cachoeira>. Acesso em outubro de 2022.
THOMPSON, Nato. Living as Form. In: Socially Engaged Art from 1991-2011. New York: Cambridge, Creative Times Book, MIT Press, pp. 16-34, 2012.
TORRACA, Lia Beatriz Teixeira. ANTROPOFAGIA AFETIVA: A COLONIZAÇÃO
TORRACA, Lia Beatriz. RETRATAR, REINICIAR, RETERRITORIALIZAR: AS POSSIBILIDADES DO OLHAR ESTÉTICO DO AFETO PARA UM REAL PÓS-PANDÊMICO.
TORRES, Myrla Lopes. Diretrizes de projeto com enfoque nos afetos e na memória positiva orientada à sustentabilidade. DAT Journal, v. 6, n. 1, p. 245-265, 2021.
TRAVISANI, Tatiana Giovannone. Redes e cidades em redes. 2013. 165 f. Tese. Doutorado em Poesia Visual. Escola de Comunicação e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Último acesso em: 08/ 10/2014.
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. São Paulo: Papyrus, 2003. |
pt_BR |