Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Caldas Viana, André Luís | |
| dc.creator | Jesus Júnior, Leonardo Bispo de | |
| dc.creator | Ferreira Júnior, Hamilton de Moura | |
| dc.creator | Mata, Henrique Tomé da Costa | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-04T12:38:16Z | |
| dc.date.available | 2025-06-04T12:38:16Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.identifier.citation | Caldas Viana, André Luís; Jesus Júnior, Leonardo Bispo de; Ferreira Júnior, Hamilton de Moura; Mata, Henrique Tomé da Costa. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 01004956 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42239 | |
| dc.description.abstract | The Sistema Viário do Oeste (SVO), whose main project is the construction of the Salvador-Ilha de Itaparica bridge, consists of an intervention in Bahia’s road system that aims to interconnect the main state and federal highways that are connected to the capital of Bahia. The project is expected to create a new logistical and urban vector for the Metropolitan Region of Salvador (RMS) and rebalance the urban growth dynamics of the metropolis, by shifting its center of gravity towards the municipalities of Itaparica and Vera Cruz and the Recôncavo and Baixo Sul territories. The goal of this paper is precisely to discuss the potential of the SVO to meet such expectations. To achieve the proposed objective, we discuss the relationship between infrastructure and economic development as well as the socioeconomics situation of the municipalities within the macro of influence of the project and the stylized facts about commuting. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista Econômica do Nordeste | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Crescimento urbano | pt_BR |
| dc.subject | Ponte Ilha de Itaparica - Salvador | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
| dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
| dc.subject.other | Urban growth | pt_BR |
| dc.subject.other | Itaparica Island Bridge - Salvador | pt_BR |
| dc.title | Implicações da implantação da ponte Salvador - Ilha de Itaparica na dinâmica de crescimento urbano da região metropolitana de Salvador | pt_BR |
| dc.title.alternative | Implications of the implementation of the Salvador - Itaparica Island bridge on the urban growth dynamics of the metropolitan region of Salvador | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
| dc.citation.spage | 29 | pt_BR |
| dc.citation.epage | 50 | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.61673/ren.2022.1216 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O Sistema Viário do Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, consiste em uma intervenção no sistema rodoviário baiano que visa interligar as principais rodovias estaduais e federais que se conectam à capital baiana. A expectativa é que o projeto crie um vetor logístico e urbano para a região metropolitana de Salvador (RMS) e reequilibre a dinâmica de crescimento urbano da metrópole, com o deslocamento do seu centro de gravidade na direção dos municípios de Itaparica e de Vera Cruz e dos territórios do Recôncavo e do Baixo Sul. O objetivo do artigo é justamente discutir o potencial do SVO atender a tal expectativa. Para atingir o objetivo proposto, discute-se a relação entre infraestrutura e desenvolvimento econômico, a situação sócioeconômica dos municípios dentro da macroárea de influência do referido projeto e os fatos estilizados sobre movimentos pendulares. Conclui-se que a expectativa do SVO reequilibrar o crescimento urbano da metrópole pode não se concretizar, pois, além da infraestrutura de integração inter e intrarregional, o fortalecimento de novas centralidades depende de equipamentos públicos, diga-se, infraestrutura social e urbana, que contribuam para a atração de investimento produtivo privado. | pt_BR |