Repositorio Dspace

Interconexões entre abordagens da pedagogia vocal no canto popular: uma discussão à luz da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Silva, Iara Canuto da
dc.date.accessioned 2025-04-08T20:39:19Z
dc.date.available 2025-04-08T20:39:19Z
dc.date.issued 2025-01-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41734
dc.description.abstract The current organization of vocal pedagogy, based on the three teaching approaches proposed by Joana Mariz — Holistic-corporal, Technical-Scientific, and Empirical-Musical — was the starting point for this study, whose research question is: In what ways can the approaches of vocal pedagogy interrelate in order to enrich the practice of teaching popular singing in the country? Without losing sight of the complexity of the subject, this work aims to contribute to this ongoing discussion, still permeated by fundamental divergences. This document, a Master's Thesis, is organized into five main chapters: Introduction, positioning the topic and the motivation for its development; Literature Review, examining the work of national authors in the field; Methodology, utilizing the CDG Theoretical Model; Discussion, systematizing ideas found in the literature and developing them into a formulation of the researcher’s own; and Conclusion, not only stating the answer found to the research question, but also pointing to possibilities for the continuation of studies. It was found that the approaches chosen to begin the investigation are indeed aligned with the characteristics present in the literature on vocal pedagogy for popular singing; that interrelations between these approaches have already been presented in academic works; and that the lack of an integrative focus for all of them is an obstacle to the development of this area of knowledge. It is proposed, therefore, as an authorial contribution, that Repertoire be the point of greatest interconnection between the approaches, serving as a focus aimed at enriching the practice of teaching popular singing in the country. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject canto popular pt_BR
dc.subject pedagogia vocal pt_BR
dc.subject modelo teórico CDG pt_BR
dc.subject abordagens holístico- corporal; técnico-científica e empírico-musical pt_BR
dc.subject.other popular singing pt_BR
dc.subject.other vocal pedagogy pt_BR
dc.subject.other theoretical model CDG pt_BR
dc.subject.other holistic-corporeal; technical-scientific, and empirical-musical approaches pt_BR
dc.title Interconexões entre abordagens da pedagogia vocal no canto popular: uma discussão à luz da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente pt_BR
dc.title.alternative Interconnections Between Vocal Pedagogy Approaches in Popular Singing: A Discussion in Light of the Musicopedagogical Proposal 'Cante e Dance com a Gente' pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Nunes, Helena Müller de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4403557398247858 pt_BR
dc.contributor.referee1 Leite, Jaqueline Câmara
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795177185963615 pt_BR
dc.contributor.referee2 Sousa, Joana Mariz de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8878824820812235 pt_BR
dc.contributor.referee3 Nunes , Helena de Souza
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5297660566181613 pt_BR
dc.description.resumo A organização da pedagogia vocal atual, baseada nas três abordagens de ensino propostas por Joana Mariz — Holístico-corporal, Técnico-científica e Empírico-musical — foi o ponto de partida para este estudo, cuja pergunta de pesquisa é: De que forma as abordagens da pedagogia vocal podem se inter-relacionar com o intuito de enriquecer a prática do ensino de canto popular no país? Sem perder de vista a complexidade do assunto, o presente trabalho se propõe a apresentar contribuições a essa discussão, ainda permeada por divergências basilares. Este documento, dissertação de mestrado, está organizado em cinco tópicos principais: Introdução, posicionando o tema e a motivação para desenvolvê-lo; Revisão Bibliográfica, examinando produções de autores nacionais da área; Metodologia, valendo-se do Modelo Teórico CDG; Discussão, sistematizando ideias encontradas na literatura até conduzi-las a uma formulação própria da pesquisadora; e Conclusão, não apenas enunciando a resposta encontrada à pergunta formulada, mas apontando para possibilidades de continuidade dos estudos. Constatou-se que as abordagens escolhidas para o início da investigação estão efetivamente alinhadas às características presentes na literatura da pedagogia vocal para o canto popular; que inter-relações entre tais abordagens já foram apresentadas em trabalhos acadêmicos; e que a ausência de um foco integrador para todas elas constitui um entrave ao desenvolvimento desta área de conhecimento. Propõe-se, então, como contribuição autoral, que o Repertório seja o ponto de maior interconexão entre as abordagens, um Foco com a função de enriquecer a prática do ensino de canto popular no país. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Música pt_BR
dc.relation.references SILVA, Iara Canuto da. Interconexões entre Abordagens da Pedagogia Vocal no Canto Popular: uma discussão à luz da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) — Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem