Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Silva, Iara Canuto da | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-08T20:39:19Z | |
| dc.date.available | 2025-04-08T20:39:19Z | |
| dc.date.issued | 2025-01-20 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41734 | |
| dc.description.abstract | The current organization of vocal pedagogy, based on the three teaching approaches proposed by Joana Mariz — Holistic-corporal, Technical-Scientific, and Empirical-Musical — was the starting point for this study, whose research question is: In what ways can the approaches of vocal pedagogy interrelate in order to enrich the practice of teaching popular singing in the country? Without losing sight of the complexity of the subject, this work aims to contribute to this ongoing discussion, still permeated by fundamental divergences. This document, a Master's Thesis, is organized into five main chapters: Introduction, positioning the topic and the motivation for its development; Literature Review, examining the work of national authors in the field; Methodology, utilizing the CDG Theoretical Model; Discussion, systematizing ideas found in the literature and developing them into a formulation of the researcher’s own; and Conclusion, not only stating the answer found to the research question, but also pointing to possibilities for the continuation of studies. It was found that the approaches chosen to begin the investigation are indeed aligned with the characteristics present in the literature on vocal pedagogy for popular singing; that interrelations between these approaches have already been presented in academic works; and that the lack of an integrative focus for all of them is an obstacle to the development of this area of knowledge. It is proposed, therefore, as an authorial contribution, that Repertoire be the point of greatest interconnection between the approaches, serving as a focus aimed at enriching the practice of teaching popular singing in the country. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | canto popular | pt_BR |
| dc.subject | pedagogia vocal | pt_BR |
| dc.subject | modelo teórico CDG | pt_BR |
| dc.subject | abordagens holístico- corporal; técnico-científica e empírico-musical | pt_BR |
| dc.subject.other | popular singing | pt_BR |
| dc.subject.other | vocal pedagogy | pt_BR |
| dc.subject.other | theoretical model CDG | pt_BR |
| dc.subject.other | holistic-corporeal; technical-scientific, and empirical-musical approaches | pt_BR |
| dc.title | Interconexões entre abordagens da pedagogia vocal no canto popular: uma discussão à luz da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente | pt_BR |
| dc.title.alternative | Interconnections Between Vocal Pedagogy Approaches in Popular Singing: A Discussion in Light of the Musicopedagogical Proposal 'Cante e Dance com a Gente' | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nunes, Helena Müller de Souza | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403557398247858 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leite, Jaqueline Câmara | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8795177185963615 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Sousa, Joana Mariz de | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8878824820812235 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Nunes , Helena de Souza | |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5297660566181613 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A organização da pedagogia vocal atual, baseada nas três abordagens de ensino propostas por Joana Mariz — Holístico-corporal, Técnico-científica e Empírico-musical — foi o ponto de partida para este estudo, cuja pergunta de pesquisa é: De que forma as abordagens da pedagogia vocal podem se inter-relacionar com o intuito de enriquecer a prática do ensino de canto popular no país? Sem perder de vista a complexidade do assunto, o presente trabalho se propõe a apresentar contribuições a essa discussão, ainda permeada por divergências basilares. Este documento, dissertação de mestrado, está organizado em cinco tópicos principais: Introdução, posicionando o tema e a motivação para desenvolvê-lo; Revisão Bibliográfica, examinando produções de autores nacionais da área; Metodologia, valendo-se do Modelo Teórico CDG; Discussão, sistematizando ideias encontradas na literatura até conduzi-las a uma formulação própria da pesquisadora; e Conclusão, não apenas enunciando a resposta encontrada à pergunta formulada, mas apontando para possibilidades de continuidade dos estudos. Constatou-se que as abordagens escolhidas para o início da investigação estão efetivamente alinhadas às características presentes na literatura da pedagogia vocal para o canto popular; que inter-relações entre tais abordagens já foram apresentadas em trabalhos acadêmicos; e que a ausência de um foco integrador para todas elas constitui um entrave ao desenvolvimento desta área de conhecimento. Propõe-se, então, como contribuição autoral, que o Repertório seja o ponto de maior interconexão entre as abordagens, um Foco com a função de enriquecer a prática do ensino de canto popular no país. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
| dc.relation.references | SILVA, Iara Canuto da. Interconexões entre Abordagens da Pedagogia Vocal no Canto Popular: uma discussão à luz da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) — Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |