Repositorio Dspace

Itagravura: da pedra entalhada à história gravada

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Soares, Artur de Andrade
dc.date.accessioned 2025-03-26T18:32:09Z
dc.date.available 2025-03-25
dc.date.available 2025-03-26T18:32:09Z
dc.date.issued 2024-12-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41586
dc.description.abstract The present dissertation, developed in the Master's Degree in Visual Arts of the School of Fine Arts of the Post-Graduation Program in Visual Arts of the Federal University of Bahia, addresses the path of the artist Artur Soar, in the conception and experimentation of the engraving technique on the slate rock of Chapada. The methodological choice prioritizes the experience report, which begins with the first artistic influences in the family home, in the region of Chapada Diamantina, through the legacy of the artisanal use of this rock. As an object of study, the stone is presented to academia as a support for artistic expression beyond the utilitarian sense that has been attributed to it. The engraving was used as a method to originate images, based on an investigation on the properties of slate from Chapada as a raw material and its viability as a matrix for the printing of a new graphic modality of Brazilian origin, here called itagravura. The author draws on references like Fayga Ostrower to reflect on his creative process in a dialogue that contemplates from rock art to art engaged with social and political causes, and permeated by the impact of a pandemic. A narrative that part of the relationship between the artist researcher and the legacy of his family and his region deeply marked by the expressions of geology. In this course, the artist transits in multiple languages in the visual field favored by engraving, both in stone and in wood and linoleum, and that transcends research in exhibitions, literary publications and even the creation of a gallery in the interior of Bahia State. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Processo criativo gravura em ardósia; técnicas gráficas; história familiar; itagravura; pandemia. pt_BR
dc.subject Gravura em ardósia pt_BR
dc.subject História familiar pt_BR
dc.subject Itagravura pt_BR
dc.subject.other Creative process pandemic. pt_BR
dc.subject.other Slate engraving pt_BR
dc.subject.other Family history pt_BR
dc.subject.other Engraving pt_BR
dc.subject.other Pandemic pt_BR
dc.title Itagravura: da pedra entalhada à história gravada pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Costa, Roaleno Amancio
dc.contributor.referee1 Oliveira, Paulo Roberto Ferreira
dc.contributor.referee2 Cardoso, Ricardo Guimarães
dc.contributor.referee3 Costa, Roaleno Amancio
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7040828770160383 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia, aborda o percurso do artista Artur Soar, na concepão e experimentação da técnica da gravura sobre a rocha ardósia da Chapada. A escolha metodológica prioriza o relato de experiência, que se inicia com as primeiras infuências artísticas no seio da família, na região da Chapada Diamantina, por meio do legado do uso artesanal dessa rocha. Como objeto de estudo, a pedra é apresentada à academia como suporte para a expressão artística para além do sentido utilitário que lhe tem sido atribuído. A gravura foi utilizada como método para originar imagens, a partir de uma investigação sobre as propriedades da ardósia da Chapada como matéria-prima e sua viabilidade como matriz para impressão de uma novamodalidade gráfica de origem brasileira, aqui nomeada de itagravura. O autor ampara-se em referências como Fayga Ostrower ao refletir sobre o seu processo criativo em um diálogo que contempla desde a arte rupestre à arte engajada com as causas sociais e políticas, epermeado pelo impacto da pandemia. Uma narrativa que parte da relação entre o artista pesquisador e o legado sua família e da sua região profundamente marcada pelas expressões da geologia. Neste percurso, o artista transita em linguagens múltiplas no campo visual propiciado pela gravura, tanto em pedra como em madeira e linóleo, e que transcende a pesquisa em exposições, publicações literárias e até na criação de uma galeria no interior do Estado. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Belas Artes pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem