DSpace/Manakin Repository

Entre fronteiras editoriais e comerciais: Mapeamento das práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro

Mostrar registro simples

dc.creator Rubim, Michelle Matos
dc.date.accessioned 2023-10-23T13:23:50Z
dc.date.available 2023-10-23T13:23:50Z
dc.date.issued 2023-09-22
dc.identifier.citation Rubim, Michelle Matos. Entre fronteiras editoriais e comerciais: mapeamento das práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro / Michelle Matos Rubim. - 2023. 133 f.: il. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38187
dc.description.abstract This study aims to map the practices of brand journalism by major news outlets in Brazil, with a focus on Studios. The methodology employed comprised a qualitative-descriptive approach, including the analysis of the 40 media outlets audited in 2022 by the Institute for Communication Verification (IVC). In addition, exploratory research and surveys were conducted with the investigated companies, and six semi-structured interviews were conducted with industry professionals. The research explores how branded content practices have impacted the communication industry, delves into the emerging concept of brand journalism, analyzes how brands use journalistic techniques to create news-like content, and presents ethical challenges and boundaries between editorial and commercial content. It also addresses the rise of brand Studios and their influence on journalistic practices, providing an overview of brand journalism in Brazil using data from the analyzed corpus. The results indicate that a significant portion of the studied media produces customized content for brands, including the adoption of Labs, Studios, and specialized Hubs as strategies to meet the demands of brands and media companies. The identified organizational practices - Independent, Hybrid, and Complementary - although distinct, converge in the pursuit of financial sustainability and promote synergistic collaboration between editorial and commercial teams, outlining the complexity of the intersection between journalism and marketing practices in the current communication landscape. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ *
dc.subject Comunicação de massa e negócios pt_BR
dc.subject Jornalismo de marca - Brasil pt_BR
dc.subject Branding (Marketing) pt_BR
dc.subject Imagem corporativa pt_BR
dc.subject Marca de produtos pt_BR
dc.subject.other Journalism pt_BR
dc.subject.other Brand Journalism pt_BR
dc.subject.other Branding (Marketing) pt_BR
dc.title Entre fronteiras editoriais e comerciais: Mapeamento das práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro pt_BR
dc.title.alternative Editorial and commercial boundaries: Mapping brand journalism practices in the Brazilian context pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO) pt_BR
dc.contributor.advisor1 Andrade, Ivanise Hilbig
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3892733769270653 pt_BR
dc.contributor.referee1 Vieira, Livia de Souza
dc.contributor.referee2 Carvalho, Claudiane de Oliveira
dc.contributor.referee3 Andrade, Ivanise Hilbig
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5880409556715193 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo tem como objetivo mapear as práticas de jornalismo de marca dos principais veículos noticiosos do Brasil, com destaque para os Estúdios. A metodologia empregada compreendeu uma abordagem qualitativa-descritiva, incluindo a análise dos 40 veículos auditados em 2022 pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Além disso, foram conduzidas pesquisas exploratórias e a aplicação de formulários junto às empresas investigadas, e realizadas seis entrevistas semi estruturadas com profissionais do setor. A pesquisa apresenta como as práticas de branded content têm impactado a indústria da comunicação, explora o emergente conceito de jornalismo de marca, analisa como as marcas usam técnicas jornalísticas para criar conteúdo semelhante a notícias e apresenta desafios éticos e limites entre conteúdo editorial e comercial. Também aborda a ascensão de Estúdios de marcas e sua influência nas práticas jornalísticas e oferece um panorama do jornalismo de marca no Brasil, usando dados do corpus analisado. Os resultados indicam que grande parte dos meios de comunicação estudados produz conteúdo sob medida para marcas, incluindo a adoção de Labs, Estúdios e Hubs especializados, como estratégia para atender exigências de marcas e empresas de mídia. As práticas organizacionais identificadas – Independente, Híbrida e Complementar –, embora distintas, convergem na busca pela sustentabilidade financeira e promovem a colaboração sinérgica entre as equipes editoriais e comerciais, delineando a complexidade da interseção entre jornalismo e práticas de marketing no atual panorama comunicacional. pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Comunicação pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil