Repositorio Dspace

A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Issa, Erick Patrik Aragão
dc.date.accessioned 2023-10-17T14:35:09Z
dc.date.available 2023-10-17T14:35:09Z
dc.date.issued 2023-07-31
dc.identifier.citation ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066
dc.description.abstract This dissertation aims to analyze the perception that journalists from Correio 24 Horas (Bahia) and JC Online (Pernambuco), two media organizations focused on digital and local journalism, have of journalistic innovation. How do these professionals understand and embrace innovation? Our research problem arises from the fact that Correio and JC claim that innovation is a competitive advantage for organizations. The qualitative methodology combines case study techniques and closed-structured interviews with journalists, as well as semi-structured and in-depth interviews with directors and editors. A total of 23 professionals in various roles within the organizations were interviewed, divided into two groups: executives (directors and editors) and journalists (reporters, sub-editors, and columnists). The theoretical-conceptual framework takes into account the challenges faced by media organizations, exacerbated by the Covid-19 pandemic and the platformization of journalism, focusing on innovation and digital and local journalism. The investigation's results suggest that the culture of innovation within these organizations is fragile, with significant differences between the formulated concepts and the perceptions offered by the two groups. While the executives present a better-formulated concept of journalistic innovation, the second group defines the phenomenon in a generic and simplistic manner, often with a technological focus and centered on new products. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ *
dc.subject Jornalismo - Inovação tecnológica pt_BR
dc.subject Jornalismo digital pt_BR
dc.subject Jornalistas - Percepção pt_BR
dc.subject Correio 24 horas pt_BR
dc.subject JC online pt_BR
dc.subject.other digital journalism pt_BR
dc.subject.other local journalism pt_BR
dc.subject.other journalistic innovation pt_BR
dc.subject.other correio 24 horas pt_BR
dc.subject.other jc online pt_BR
dc.title A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online pt_BR
dc.title.alternative Journalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC Online pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS pt_BR
dc.contributor.advisor1 Barbosa, Suzana Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9996611434714336 pt_BR
dc.contributor.referee1 Barbosa, Suzana Oliveira
dc.contributor.referee2 Vieira, Lívia
dc.contributor.referee3 Firmino, Fernando
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4245522088007348 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos. pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Comunicação pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Ficheros en el ítem

El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil