Repositorio Dspace

Uma análise das visões das redes comunitárias de ensino e pesquisa sobre seu papel como instrumento de desenvolvimento de suas regiões

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Araújo, Gorgonio Barreto
dc.date.accessioned 2022-06-17T20:00:50Z
dc.date.available 2022-06-17T20:00:50Z
dc.date.issued 2010-08-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35556
dc.description.abstract This work aims to elucidate the views of members of the Community Research and Education Networks (Redecomeps) as tools for the development of their regions. These Networks are an important links in Brazilian research and educational network infrastructure. Its construction as an arrangement of institutions in the metropolitan areas that have a common goal: to strengthen the infrastructure of research and education, promoting collaboration in the region. As communities of research and education, Redecomeps seek means of ensuring the maintenance and operation of a common infrastructure, the financial stability, an organizational structure and management, alignment with members that are meeting the needs and regional needs and public policies. Looking for a governance mechanism capable of ensuring their financial sustainability and policy, this research raised the vision of the role of members of their networks and different mechanisms for its consolidation, led discussions and clarifications and allowed documenting the certainties and doubts about their maintenance, management and governance. In explaining the different views, this document seeks to contribute to the construction of models that allow the consolidation of these networks. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.subject Governança de TIC pt_BR
dc.subject Gestão de TIC pt_BR
dc.subject Infraestrutura de C&T pt_BR
dc.subject.other ICT governance pt_BR
dc.subject.other ICT management pt_BR
dc.subject.other Research and Education infrastructure pt_BR
dc.title Uma análise das visões das redes comunitárias de ensino e pesquisa sobre seu papel como instrumento de desenvolvimento de suas regiões pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referees Sampaio, Renelson Ribeiro
dc.publisher.program Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO pt_BR
dc.contributor.advisor1 Amorim, Cláudio
dc.contributor.referee1 Amorim, Cláudio
dc.contributor.referee2 Alves, Claudete
dc.contributor.referee3 Hastenreiter Filho, Horácio
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5311858774380730 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho objetiva elucuidar as visões dos membros das Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomeps) sobre os papeis das mesmas, como instrumentos para o desenvolvimento das suas regiões. As Redes são um elo importante da infraestrutura de rede de ensino e pesquisa brasileira. A sua construção como um arranjo de instituições nas regiões metropolitanas que possuem um objetivo comum: fortalecer a infraestrutura de ensino e pesquisa, promovendo a colaboração na região. Como comunidades de ensino e pesquisa, as Redecomeps buscam meios que garantam a manutenção e operação de uma infraestrutura comum, o equilíbrio financeiro, uma estrutura organizacional e de gestão, o alinhamento com os membros que a constituem e o atendimento às necessidades regionais e às políticas públicas. Procuram um mecanismo de governança capaz de garantir a sua sustentabilidade financeira e política. A pesquisa realizada levantou a visão dos membros sobre o papel de suas redes e diferentes mecanismos para sua consolidação, provocou debates e esclarecimentos e permitiu documentar as certezas e dúvidas sobre a manutenção, gestão e governança desses “consórcios”. Ao explicitar as diferentes visões, este trabalho busca contribuir para a construção de modelos que possibilitem a consolidação destas Redes. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Administração pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem