Resumo:
Este artigo descreve sobre as relações entre a música e o circo Picolino. São artistas e músicos que lidam com dinâmicas, intensidades e andamentos, estruturas, ritmos, melodias, harmonias, texturas, formas musicais, criação de arranjos, marcações de cena, estruturas teatrais e coreográficas, entre outros. Essa complexidade propiciou múltiplos processos de conhecimento, concepção que norteia este trabalho, cuja organização está atrelada às possibilidades de investigação dos mesmos, tendo como recorte o estudo de processos de aprendizagem musical no âmbito das interações que caracterizam os processos criativos na Cia.Picolino. Este artigo descreve sobre as dinâmicas de trocas continuas, onde a formação técnica e intelectual está atrelada e aliada aos processos de criação. Os processos de criação artística da Cia. Picolino são entendidos como processos de ensino-aprendizagem que permeiam as interações entre as linguagens que caracterizam a arte circense. A partir da pesquisa participante e de entrevistas estruturadas, descrevo sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem musical pelos artistas e músicos da Cia. Picolino. Discorro sobre processos transdisciplinares de ensino-aprendizagem de maneira dialógica, contextualizada na realidade, por meio de uma pedagogia polifônica, aberta para os mais diferenciados focos e saberes, reunindo “diferentes vozes engajadas em diferentes temporalidades”. (GALEFFI, 2003, pg.110).