DSpace/Manakin Repository

Estratégias protetoras da voz: blog do TRASSADO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Masson, Maria Lúcia Vaz
dc.contributor.author Moreno, Abigail Ferreira da Silva
dc.contributor.author Neves, Clara Letícia Silva
dc.contributor.author Oliveira, Hilma Maria Passos de
dc.contributor.author Santana, Flávia Barbosa de Almeida
dc.contributor.author Santana, Maiara Pinto de
dc.creator Masson, Maria Lúcia Vaz
dc.creator Moreno, Abigail Ferreira da Silva
dc.creator Neves, Clara Letícia Silva
dc.creator Oliveira, Hilma Maria Passos de
dc.creator Santana, Flávia Barbosa de Almeida
dc.creator Santana, Maiara Pinto de
dc.date.accessioned 2020-12-10T19:08:32Z
dc.date.available 2020-12-10T19:08:32Z
dc.date.issued 2020-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32474
dc.description.abstract Introdução: alterações vocais em professores constituem-se como um agravo à saúde de elevada prevalência o qual merece intervenções imediatas para que haja sua redução (BRASIL, 2018). Buscando a mudança desse cenário adoecedor, o grupo de pesquisa e extensão TRASSADO (Trabalho e Saúde Docente) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem desenvolvido atividades extensionistas junto a educadores de escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, com ações que visam a promoção, proteção e cuidado à saúde, de modo a reduzir o adoecimento docente. Objetivos: difundir informações e trocar conhecimentos com a comunidade docente sobre os cuidados com a voz, de modo virtual, por meio de blog e redes sociais; e de modo presencial, pela discussão e entrega de cartilha educativa. Método: as atividades foram desenvolvidas nas seguintes etapas: 1) migração da plataforma digital e transferência de conteúdo do blog (Blogger/Google®) para site institucional UFBA; 2) elaboração de mídias audiovisuais; 3) criação de perfis em redes sociais; 4) planejamento e execução das visitas de devolutiva da pesquisa nas escolas; 5) postagem diária de conteúdo; 6) rodas de conversa nas escolas para discussão e distribuição das cartilhas educativas impressas aos professores. Resultados: o grupo TRASSADO desenvolveu suas atividades, modificando a plataforma experimental para site institucional com URL www.trassado.ufba.br, desenvolvido pelo STI/UFBA; canal no YouTube® com vinheta própria; perfis em redes sociais como Instagram e Facebook, com amigos e seguidores professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde de diferentes lugares do país e exterior. As atualizações das mídias sociais ocorreram diariamente e do site, quinzenalmente, sendo realizadas pela equipe de alunos participantes. Por fim, as rodas de conversa nas escolas proporcionaram um maior conhecimento do projeto pelos professores, discussão e problematização dos fatores de risco do ambiente e da organização do trabalho para o adoecimento docente, dos cuidados em saúde, em especial da voz. Conclusão: A utilização de ciberespaço para divulgação dos trabalhos de pesquisa e extensão universitária se mostrou como uma importante ferramenta de comunicação e educação em saúde e de criação e fortalecimento dos vínculos entre sociedade e universidade, complementar às rodas de conversa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.source https://www.trassado.ufba.br pt_BR
dc.subject Voz pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Audiovisual pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.title Estratégias protetoras da voz: blog do TRASSADO pt_BR
dc.type Relatório de Pesquisa pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples