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Os espaços ocupados pelas sondagens de opinião na contemporaneidade: uma análise da eleição de 1998

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dc.contributor.advisor Rubim, Antônio Albino Canelas
dc.contributor.author Brotas, Antônio Marcos Pereira
dc.creator Brotas, Antônio Marcos Pereira
dc.date.accessioned 2020-03-11T17:55:31Z
dc.date.available 2020-03-11T17:55:31Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31637
dc.description.abstract O presente trabalho propõe- se a investigar os novos espaços ocupados pelas sondagens de opinião na contemporaneidade, marcada pela presença da mídia. Tendo como base às eleições brasileiras de 1998, a pesquisa parte do debate inicial sobre a opinião pública no qual foram apontados os vários atores que concorrem para defini-la e expressa-la. Percebemos a atualidade do tema e as mudanças que a introdução das sondagens de opinião demarcou ao serem lançadas como um novo elemento de aferição e expressão da opinião pública, um conceito chave para as democracias deliberativas. Neste trabalho, procuramos mostrar como as sondagens de opinião deixam de ser uma informação sobre o fluxo de opinião, sobre o movimento de correntes de opinião, para assumirem uma posição central nos campos da política e da comunicação. Elas assumem esta posição porque conseguem ser eficientes armas políticas que circulam tanto no ordenamento das campanhas eleitorais e no acompanhamento do desempenho dos governos. Buscamos mostrar também como a mídia contribuiu para que as sondagens conseguissem o status social que possuem na atualidade. A mídia também não passou imune às sondagens que provocaram mudanças na cobertura jornalística da política. A análise das eleições de 1998 nos ofereceu recursos para ampliar as discussões sobre a metodologia e a divulgação das sondagens. Como momento singular em que o produto, e não seus resultados, foi alvo de extensa polêmica, as eleições de 1998 nos proporcionou retomar ainda a discussão da relação dos institutos de opinião com políticos e meios de comunicação. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation investigates new spaces occupied by opinion soundings in the contemporaneity, marked for the presence of the media. Based on the Brazilian elections of 1998, the research starts with an initial discussion about public opinion and some actors who compete for defining and expressing it. We perceive how actual the subject is and the changes that the introduction of the opinion soundings demarcated when they were launched as a new element of checking and expression of the public opinion, an essential concept for the deliberative democracies. This work shows the transition of the opinion soundings as an information about the opinion flow and about the movement of opinion chain for a central position in the fields of the politics and the communication. They assume this position because they are efficient politic weapons that circulate to order the electoral campaigns and the accompaniment of the performance of the governments. We also show how the media contributed for the soundings had obtained the social status that they have nowadays. The media also did not pass immune to the soundings that had provoked changes in the journalistic covering of the politics. The analysis of the elections of 1998 offered resources to extend the discussions about the methodology and the spreading of the soundings. In a singular moment where the product, and not its results, was object of extensive controversy, the elections of 1998 still provided a discussion about the relation between the institutes of public opinion, politicians and medias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Opinião pública pt_BR
dc.subject Sondagens de opinião pt_BR
dc.subject Jornalismo político pt_BR
dc.subject Mídia e Eleições pt_BR
dc.title Os espaços ocupados pelas sondagens de opinião na contemporaneidade: uma análise da eleição de 1998 pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.departament Faculdade de Comunicação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Humanas pt_BR


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