Resumo:
Esta pesquisa objetivou identificar quais foram os principais motivos da evasão entre discentes da graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A pesquisa é de caráter quantitativo, realizada por meio de dados secundários e aplicação da escala Motivos de Evasão no Ensino Superior (M-ES), através de questionário online. A amostra foi composta por 349 alunos evadidos durante o período de 2014.1 a 2019.1. De acordo como os resultados obtidos nesta pesquisa, a maioria dos evadidos foram do sexo masculino, solteiros, estavam realizando a segunda graduação, com idade entre 28 e 37 anos, tinham rendimento acadêmico abaixo do exigido pela instituição, evadiram nos 4 primeiros semestres e eram pertencentes aos cursos das áreas 1 (ciências exatas) e 3 (ciências humanas). Além disso, apenas 40% dos evadidos responderam positivamente em relação à possibilidade de retorno ao curso. Quanto aos motivos, por meio da Análise de Classes Latentes, verificou-se que os itens com mais poder de influência na decisão de evadir foram referentes à dimensão Falta de Suporte (dificuldade de conciliar trabalho e estudo). Então, conclui-se que a instituição de Ensino Superior pode contribuir adotando estratégias que permitam a melhor integração dos alunos ao ambiente acadêmicos, tais como a flexibilização dos horários de aula para os alunos que necessitem trabalhar.