Resumo:
A educação não formal compreende em um tipo de aprendizagem que ocorre fora dos espaços escolares com conteúdo diversificado, com finalidade de desenvolver o ensino-aprendizagem de forma pouco explorada pela educação formal. Um dos principais objetivos das ações com este trabalho é a valorização do estudante agricultor familiar como agente multiplicador do desenvolvimento, promovendo reflexões sobre o que ele realmente representa para sociedade e o quanto é necessário para o desenvolvimento local. Buscou-se estimular crianças e jovens a procurar um futuro no caminho dos estudos contextualizados, mostrar alternativas que venham a ser economicamente viáveis, socialmente justas, ecologicamente corretas e culturalmente aceitas pelo pequeno agricultor familiar, para eles mesmos construírem uma melhor qualidade de vida, relatar a importância da verdadeira comunicação para a educação no campo, como um processo de extensão rural, que busca sustentabilidade das pequenas propriedades, através da educação não formal para estudantes das escolas públicas rurais da Bahia. O desenvolvimento da atividade de extensão foi realizado com a participação dos estudantes de Zootecnia, do Bacharelado Interdisciplinar e das escolas de ensino público da zona rural e da comunidade do distrito de Iraporanga, município de Iraquara, Bahia. Com apoio de jogos já existentes e conhecidos pelo público infantil e jovens, foram elaborados 6 jogos didáticos adaptados para a realidade do meio rural. Dessa forma, pode-se concluir que as atividades de educação não formal, utilizando jogos como forma de extensão nas comunidades, demostraram que o indivíduo é criativo e constitui um componente importante para a construção de uma sociedade melhor.