Resumo:
Em meio a uma realidade onde as mídias digitais dominam o cotidiano das pessoas, atrair a atenção das crianças para a leitura impressa mostra-se um desafio a ser enfrentado. Estando cada vez mais expostas a um mundo cheio de sons, movimento e interatividade propiciado pelas telas dos televisores, tablets e correlatos, é verificado o fato de que algumas crianças chegam até mesmo a rechaçar produtos que não disponham de tais atrativos. Frente a tal quadro, a proposta do presente trabalho é usar a convergência de mídias como um aliado para a captura do interesse desse público, apresentando-o aos prazeres da leitura tradicional. Isso é demonstrado através do desenvolvimento do projeto editorial do livro O feitiço da cárie, onde a aplicação da tecnologia dos QR codes é responsável por possibilitar o acesso a animações explicativas on-line, através do uso de dispositivos de internet móvel. Tal livro e suas animações têm como objetivo informar as crianças quanto às práticas preventivas contra a cárie, auxiliando-as na realização da higienização bucal e na mudança de hábitos das mesmas.
Descrição:
Memorial descritivo apresentado à banca examinadora do curso de graduação em Design da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharela em Design.