Resumo:
Esse trabalho foi realizado para a disciplina EBA 533 – Artes Visuais na Bahia,
ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire, integrante do Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. O tema – Genaro de Carvalho – era integrante de uma série de dez tópicos sobre a arte e artistas da Arte Moderna da Bahia. A escolha foi feita por empatia e um certo conhecimento prévio sobre a obra do referido artista.
Logo que a pesquisa foi iniciada, um questionamento se destacou: como e por que se deu a escolha da tapeçaria no percurso de Genaro de Carvalho e como foi o seu desenvolvimento. De todas as técnicas que ele
utilizou, a tapeçaria foi a mais curiosa porquanto incomum em sua época no Brasil. O objetivo deste trabalho é levantar algumas possíveis respostas para a questão da tapeçaria em sua obra. Devido à natureza desse trabalho, optamos por um enfoque específico em detrimento de analisar o conjunto de sua produção artística. Entretanto, como a tapeçaria é apenas uma parte deste, é preciso contextualizá-la. As principais fontes consultadas foram os
catálogos de exposições deste artista, base de toda biografia construída sobre ele, obras de referência e artigos de jornais e revistas da época entre 1948 a 1971. Infelizmente, não foi possível manter contato com a viúva do artista, a artista Nair de Carvalho. Evidentemente, esse trabalho não tem a pretensão de esgotar o tema e aponta para a necessidade de um estudo profundo sobre o prodigioso artista Genaro de Carvalho.