Resumo:
O artigo aqui apresentado reflete sobre a relação arte/inconsciente e uma ação pedagógica dentro de uma perspectiva transdisciplinar, integrando os campos arteclínica- educação, realizada a partir da pesquisa de iniciação científica “O inconsciente na arte latino-americana” em desenvolvimento desde 2004. Este estudo enquanto parte da pesquisa “História da Arte Latino-americana: processos modernos e
contemporâneos” acrescenta o enfoque do inconsciente dentro da produção artística
latino-americana (em especial brasileira), ampliando e consolidando as referências sobre
esse tema para o estudo da arte latino-americana existentes na Biblioteca da EBA /
UFBA, destacando a relevância e a contribuição dessa produção artística na arte latinoamericana(em especial na arte brasileira) e na formação da arte contemporânea. Neste trabalho tentamos problematizar a erudição como condição para a apreciação e produção da arte. Objetivamos experimentar a arte dentro do espaço psiquiátrico, e, não no espaço formal de educação, e dessa forma, tecemos parcerias com o Hospital Juliano Moreira e o CAPS Nzinga (Centro de Atenção Psicossocial), para realizar um trabalho de Arte-educação com portadores de transtorno mental em regime ambulatorial durante o período de quatro meses.