Resumo:
A educação desempenha um papel crucial sobre o desenvolvimento social e econômico de uma nação, por conseguinte, é fundamental entender como a eficiência pode contribuir na
obtenção da qualidade da educação. Esta dissertação analisa a eficiência das Instituições de Educação Superior (IES) públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, utiliza-se a metodologia determinística não paramétrica, Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment
Analysis - DEA), a qual possibilita a realização de uma análise comparativa entre as IES. Um
conjunto de insumos e produtos educacionais é escolhido a fim de realizar a mensuração da
eficiência das IES. Estima-se uma fronteira de eficiência e a partir desta é possível gerar um ranking, detectando as IES eficientes e ineficientes, facilitando o processo de elaboração de possíveis soluções capazes de ampliar a eficiência das IES que se encontraram abaixo da fronteira. Ademais, estima-se o Índice de Malmquist, o qual determina mudanças na produtividade total das IES através de painéis. São abordadas na amostra 31 IES públicas da
região Nordeste do país, incluindo Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos Federais pertencentes à esfera federal e estadual. A avaliação é realizada para o período de 2008 a 2012 e os dados utilizados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao longo do período analisado foi possível verificar oscilações na eficiência das IES, provocando, consequentemente,
deslocamentos na fronteira. Na média geral o número de IES ineficientes foi superior ao número de IES eficientes, fato que demonstra a deterioração do produto educacional,
indicando a importância de políticas e investimentos no setor, a fim de reestabelecer e aperfeiçoar o desempenho das IES do Nordeste brasileiro.