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Estratégias e desenvolvimento de garantia e controle de qualidade no ELSA-Brasil

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dc.contributor.author Schmidt, Maria Inês
dc.contributor.author Griep, Rosane Härter
dc.contributor.author Passos, Valéria Maria
dc.contributor.author Luft, Vivian Cristine
dc.contributor.author Goulart, Alessandra Carvalho
dc.contributor.author Menezes, Greice Maria de Souza
dc.contributor.author Molina, Maria del Carmen Bisi
dc.contributor.author Vigo, Álvaro
dc.contributor.author Nunes, Maria Angélica
dc.creator Schmidt, Maria Inês
dc.creator Griep, Rosane Härter
dc.creator Passos, Valéria Maria
dc.creator Luft, Vivian Cristine
dc.creator Goulart, Alessandra Carvalho
dc.creator Menezes, Greice Maria de Souza
dc.creator Molina, Maria del Carmen Bisi
dc.creator Vigo, Álvaro
dc.creator Nunes, Maria Angélica
dc.date.accessioned 2014-04-08T11:18:32Z
dc.date.available 2014-04-08T11:18:32Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.issn 0034-8910
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14791
dc.description p. 105-112 pt_BR
dc.description.abstract O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) é um estudo de coorte composto de 15.105 adultos acompanhados para avaliar o desenvolvimento de doenças crônicas, especialmente diabetes e doença cardiovascular. Seu porte, natureza multicêntrica e diversidade de medidas exigiram mecanismos ágeis e efetivos de garantia e controle de qualidade. Entre as atividades de garantia de qualidade (aquelas desenvolvidas antes de iniciar a coleta de dados), destacam-se: seleção criteriosa dos instrumentos de pesquisa, treinamento e certificação centralizados, pré-testes e estudos pilotos, e elaboração de manuais de operações para os procedimentos. As atividades de controle de qualidade (realizadas durante a coleta e processamento dos dados) foram efetuadas mais intensivamente no início, quando as rotinas ainda não estavam estabelecidas. Entre elas, ressaltam-se: observação periódica dos aferidores, estudos de teste reteste, monitoramento dos dados, rede de supervisores e visitas cruzadas. Dados que estimam a confiabilidade das informações obtidas atestam que as metas de qualidade foram alcançadas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.source http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003889 pt_BR
dc.subject Controle de Qualidade pt_BR
dc.subject Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde pt_BR
dc.subject Organização e Administração pt_BR
dc.subject Estudos Multicêntricos como Assunto, métodos pt_BR
dc.subject Estudos de Coortes pt_BR
dc.title Estratégias e desenvolvimento de garantia e controle de qualidade no ELSA-Brasil pt_BR
dc.title.alternative Revista de Saúde Pública pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.identifier.number v. 47, n. 2 pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR


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