Repositorio Dspace

Uso social das coisas: Bahia Marina na construção de autoimagens

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Soares, Carlos Alberto Caroso
dc.contributor.author Carvalho, Breno da Silva
dc.creator Carvalho, Breno da Silva
dc.date.accessioned 2013-09-02T17:07:54Z
dc.date.available 2013-09-02T17:07:54Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12798
dc.description 108f. pt_BR
dc.description.abstract Na presente dissertação, analiso as formas de consumo do equipamento náutico Bahia Marina, situado em Salvador/Bahia, a fim de compreender o uso social que os distintos grupos de consumidores – constituídos por locatários de vagas para embarcação, clientes dos restaurantes e públicos das festas de verão e de música eletrônica – realizam deste espaço. Assim, considero o lazer como atividade mediadora e integrada ao consumo, sendo ambos responsáveis e contribuintes para a construção da autoimagem do ator social moderno, o qual compreende a existência de espaços prévios e nítidos para sua ocupação em cada um dos estratos sociais. A Bahia Marina, por sua vez, reposiciona este sujeito frente à sua rede social, permitindo que ambos – coletivo e indivíduo – renegociem suas normas internas e seus campos de socialização, legitimando a autoimagem construída e permitindo que este indíviduo venha a ser mediante o outro. In this dissertation, I examine critically the consumption at the Bahia Marina’s place, located in the city of Salvador, Bahia State, Brasil, to understand the social use that different consumer groups – such as the renters of ship lots, restaurant goers and the summer parties goers, as well as the people who attend to the electronic music parties – do at this area. Therefore, I assume that the amusement is an activity at the same time intermediary and integrated to the consumption, being both responsible and contribuitive to the construction of the modern social actor’s self-image, who is aware of the existence of clear and predesigned spaces to his occupation in each and every social stratus. The Bahia Marina, by its side, relocates this subject to its social network, allowing both – collectively and individually – renegotiate their intern rules and its socialization fields, legitimating the built self-image and allowing this individual being to become a being through the other. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Antropologia do consumo pt_BR
dc.subject Lazer pt_BR
dc.subject Bahia Marina pt_BR
dc.subject Sociabilidade pt_BR
dc.subject Autoimagem pt_BR
dc.subject consumption anthropology pt_BR
dc.subject Amusement pt_BR
dc.subject Sociability pt_BR
dc.subject Self-image pt_BR
dc.title Uso social das coisas: Bahia Marina na construção de autoimagens pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem