Resumo:
Baseada na Teoria da Fonologia Natural (STAMPE, 1973) e nas propostas de Ingram (1976), Grunwell (1981/1982) e Teixeira (1985/1988b), este estudo tem como objetivo mapear o processo de Simplificação de Ditongos na aquisição do Português Brasileiro, traçando, assim, o seu percurso maturacional. Para isto, observou-se, durante 02 anos, a fala de 02 crianças soteropolitanas, pertencentes à classe sócio-escolar A que é formada por crianças cujos pais possuem (ou pelo menos um deles) o terceiro grau. Essas crianças tinham completado 01 ano de idade na época do início da coleta de dados que foi longitudinal. Após a coleta, os dados foram tratados, tabulados e analisados, obtendo-se como resultados: 1) a elisão parcial foi a estratégia mais recorrente; 2) a idade maturacional das crianças em relação aos ditongos varia de acordo com o tipo de ditongo; 3) os ditongos decrescentes são adquiridos mais cedo que os ditongos crescentes; 4) não há diferença aquisicional entre ditongos orais e nasais. Esses resultados corroboram os achados de Teixeira (1988b/1991), Lamprecht (1990) e Santos (2001) e contribuem para o avanço do Perfil do Desenvolvimento Fonológico em Português (PDFP).