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Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.

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dc.contributor.advisor Silva, José Benjamim Picado Sousa e
dc.contributor.author Abreu, Angie Biondi Figueira de
dc.creator Abreu, Angie Biondi Figueira de
dc.date.accessioned 2013-05-24T13:34:18Z
dc.date.available 2013-05-24T13:34:18Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291
dc.description.abstract A presente dissertação tem como objetivo analisar as modalidades expressivas que o grotesco, como um motivo visual, assume na publicidade. Com o referencial teórico de base, o estudo tenta firmar o grotesco a partir de suas caracterizações em outros modos representacionais, ou seja, como se manifesta em uma espécie de sistema de imagens na literatura e na pintura, principalmente, através das perspectivas de Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser. O propósito é notar que, de um lado, a expressão do grotesco na publicidade é resultante de uma série de operações ligadas aos modos de se compor a imagem, a partir do recurso a certos materiais em sua porção figurativa, plástico-icônica. E, de outro lado, compreender que uma retórica do grotesco se realiza através de certas relações que constituem a imagem enquanto uma espécie de “centro de tensões” que estabelece as condições de sua recepção. Em boa medida, trata-se de observar como os recursos próprios ao material fotográfico se articulam, não apenas como elementos de organização da imagem, mas, sobretudo, como centros de construção de sentido, próprios a um modelo de enunciação visual. Tentamos desenvolver algumas questões necessárias ao entendimento desta relação entre motivo e imagem publicitária, levando em conta os elementos de configuração e de leitura dentro de um contexto específico e que atende a certas finalidades do seu tipo de regime discursivo. Para isso, buscamos estabelecer uma espécie de esquema dos aspectos figurativos do grotesco em outros campos da arte visual, do pictórico, sobretudo, que pudesse nos oferecer indicativos desta apropriação do motivo em imagens e sua repercussão no contexto publicitário, de modo a compreender algumas implicações e desdobramentos que se colocam na relação entre grotesco, imagem e publicidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pt_BR
dc.subject Grotesque pt_BR
dc.subject Comunicação visual pt_BR
dc.subject Fotografia publicitária pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Comunicação visual pt_BR
dc.subject Advertising picture pt_BR
dc.subject Grotesco pt_BR
dc.subject Publicity pt_BR
dc.subject Visual comunication pt_BR
dc.title Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR


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