Repositorio Dspace

Um ensino facilitador da aprendizagem significativa da termo-dinâmica básica

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Pregnolatto, Yukimi Horigoshi
dc.contributor.author Silva, José Luis de Paula Barros
dc.creator Silva, José Luis de Paula Barros
dc.date.accessioned 2013-05-09T17:07:52Z
dc.date.available 2013-05-09T17:07:52Z
dc.date.issued 1999
dc.identifier.uri http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10684
dc.description 210f. pt_BR
dc.description.abstract A aprendizagem da termodinâmica, nos diversos níveis de ensino, é um pro-blema que tem sido objeto de estudo em todo o mundo. Embora a aprendizagem se-ja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar-lhes a captação dos significados a aprender através do ensino que pratica. Com o propósito de reduzir as dificuldades de aprendizagem de alunos uni-versitários dos cursos de formação de profissionais da Química, formulamos uma proposta de ensino da termodinâmica básica, fundamentada na teoria da aprendiza-gem significativa e no modelo de ensino de Gowin. A proposta foi experimentada em condições reais de sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que o ensino facilitou a aprendizagem sig-nificativa da termodinâmica. Especificamente, os alunos manifestaram mudanças em relação à compreensão da energia, considerando-a como o conceito mais geral da termodinâmica, possuindo características de armazenagem, transferência e multi-formidade. Estabeleceram os conceitos de energia interna, calor e trabalho como formas de energia, diferenciando-os progressivamente em energia armazenada nos sistemas (energia interna) e em formas de transferir energia (calor e trabalho). Os alunos desenvolveram a capacidade de discutir os processos termodinâ-micos tanto de maneira qualitativa, quanto matemática. Desse modo, aprenderam a resolver problemas explicando claramente o raciocínio empregado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Física da UFBA pt_BR
dc.subject Ensino de termodinâmica pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Um ensino facilitador da aprendizagem significativa da termo-dinâmica básica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem