Resumo:
Esta pesquisa busca estabelecer uma ligação entre as estratégias produtivas desenvolvidas por grupos e artistas independentes de dança da cidade de Aracaju/SE e as políticas públicas para a dança, promovendo, assim, uma análise do quadro de atuação da dança na cidade de Aracaju/SE, no período de 2007 a 2010. Para discutir sobre produção e circulação de dança é necessário falar sobre políticas culturais, pois a efetivação dessas políticas influenciam o modo de organizar e comunicar dos artistas, já que esse é um dos elementos fomentadores da produção cultural desenvolvida por determinada sociedade. Para o aporte teórico desta pesquisa, cabe destacar alguns autores como Rubim (2007, 2010), na abordagem sobre políticas culturais no Brasil, seu funcionamento e conceituações. Busca-se, ainda, em Coelho (1999), Williams (2001, 2003), Morin (1977), Chauí (2007) e Bauman (2003) uma contribuição para a discussão sobre cultura, sociedade e política cultural, e, em Avelar (2008), reflexões sobre produção e gestão da cultura. Esta pesquisa se configura numa abordagem qualitativa, de caráter exploratório, cujo levantamento das produções e dos artistas foi feito através de questionários, entrevista semiestruturada e por dados documentais. Espera-se que esta pesquisa propicie uma reflexão crítica sobre a relação produção, circulação e política em Aracaju/SE nos últimos quatro anos.