DSpace

RI UFBA >
Instituto de Química >
Programa de Pós-Graduação em Química >
Dissertações de Mestrado (POSQUIMICA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9991

Title: Exploração da degradação de sulfito assistida por ultra-som para a determinação indireta de açúcares redutores empregando análise por injeção seqüencial.
Authors: Santiago Neto, Antonio Inacio
???metadata.dc.contributor.advisor???: Korn, Mauro
Keywords: Química analítica;Sistema de análise por injeção seqüencial;Açúcares redutores;Ultra-som;Determinação de sulfito;Sequential injection analysis;Reducing sugars;Ultrasound;Determination of sulphite
Issue Date: 2006
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA
Abstract: Métodos para a determinação de açúcares redutores totais em alimentos explorando a técnica de análise em fluxo têm sido reportados na literatura. Na estrutura dos açúcares redutores há um grupo carbonila capaz de formar adutos com S(IV) em pH entre 4 e 5. No presente trabalho, a concentração de açúcares redutores totais foi determinada monitorando a concentração dos íons sulfito ligados a grupos carbonílicos empregando a técnica de análise por injeção seqüencial. A p-rosanilina foi empregada para a monitoração espectrofotométrica do sulfito ligado a 580 nm. Foi observado que o excesso de sulfito foi oxidado prontamente a sulfato por radicais hidroxila produzidos durante irradiação ultrasônica como também o tratamento de ultra-som foi incapaz de decompor os adutos. Os adutos foram decompostos pela alcalinização da zona da amostra. O sistema SIA foi desenvolvido para determinação de açúcares redutores totais na faixa de concentração de 6,0x10-6 a 1,0x10-4 mol L-1. O limite de detecção de açúcares redutores totais foi de 6,5x10-7 mol L-1 e o desvio padrão relativo para 10 determinações consecutivas foi menor que 2%. A concentração de açúcares redutores totais em soro glicosado foi determinada pelo método proposto e os resultados foram comparados ao método de referência, não apresentando diferença significativa para um nível de confiança de 95%.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9991
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (POSQUIMICA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Santiago Neto.pdf759.05 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA