Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9859
Tipo: Dissertação
Título: Rememoráveis: uma poética visual sobre a ausência e o imaginário
Autor(es): Campos, Luiz Claudio Ferreira
Autor(es): Campos, Luiz Claudio Ferreira
Abstract: A pesquisa sistematiza o processo de confecção de objetos com abordagem diferenciada sobre relíquia, memória e história, na intenção de transpor limites ao uso de materiais e técnicas de arte, conceituando em reflexões prático-teóricas lembranças e recordações, portanto uma poética que traz a “ausência” do imaginário, tecido de memória, distância, passado e saudade. A importância de se trabalhar com relíquias em linguagens artísticas reside na visibilidade da aproximação das distâncias entre o passado e o presente, trazendo ao contemporâneo o significado do passado como alicerce de nossas ações. Tomando como base o processo de criação na construção da obra de arte discutido por Cecília Salles, assumo o conceito de criação em rede como, forma de compreender as implicações em adotar essa perspectiva ao pensar na prática artística. Esses modos de “pensar” e “fazer” serviram de guia e, até mesmo, contribuíram para que a escolha dos materiais na elaboração das obras acontecesse a partir do momento que o suporte pudesse dialogar com o conceito. Imaginei cada obra e as registrei em estudos, desenhos, rascunhos que serviram para elaborar as peças. As modificações sofridas durante a gênese de uma delas é a evidência de que esse processo é ativo e repleto de diversas possibilidades. Fatos lembrados e vividos foram agregados às obras, de forma consciente ou não, transformando as peças marcadas pela ausência de temporalidade no pensamento e ato criador em registros do passado. Tomo Santo Agostinho e Henri-Louise Bergson como Filósofos norteadores para compreender as questões relacionadas ao tempo e a memória. Em momentos específicos recorro a Merleau-Ponty (aspectos fenomenológicos) e Gaston Bachelard (aspectos relacionados ao mobiliário). Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistaspesquisadores, como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano Spinosi, Anish Kapoor, Eriel Araújo, Graça Ramos e VigaGordilho. As reflexões e a prática no atelier apontaram caminhos e possíveis soluções que abraçam o dialogo com o espectador para conquista de novos conhecimentos. A síntese das pesquisas foi mostrada na exposição Rememoráveis, com a apresentação de três objetos e seis instalações.
Palavras-chave: Presença/ausência
Transparência
Memória
História
Relíquia
Passado
Presence/absence
Transparency
Memory
History
Relic
Past
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9859
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luisclaudiocampospt1.pdfParte 11,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
luisclaudiocampospt2.pdfParte 23,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
luisclaudiocampospt3.pdfParte 335,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.