DSpace

RI UFBA >
Escola de Belas Artes >
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) >
Dissertações de Mestrado (PPGAV ) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9841

Title: Bienal do recôncavo: aspectos de uma intervenção contemporânea
Authors: Silva, Pedro Arcanjo da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gonçalves, Rosa Gabriela de Castro
Keywords: Bienal;Artes Visuais;Modernidade;Contemporaneidade;Pluralidade estética;Recôncavo;Biennial;Visual arts;Modernity;Contemporaneity;Plurality aesthetics
Issue Date: 2010
Publisher: Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA
Abstract: Na década de 1960 havia uma movimentação cultural na Bahia marcada pela gestão do Reitor Edgar Santos, na UFBA, com a ação de vários grupos culturais, a criação do Museu de Arte Moderna e a Bienal da Bahia. Todos, na definição do cineasta Glauber Rocha, unidos num único proposto de derrotar a província. Entretanto, estes sonhos de liberdade foram interrompidos em 1968 com a edição do AI-5 e, o fechamento da II Bienal da Bahia. Assim em 1991 quando foi criada a Bienal do Recôncavo havia uma lacuna na produção cultural baiana, os dois grandes territórios da gestão cultural do estado da Bahia que são o Teatro Castro Alves – TCA e o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, encontravam-se fechados por falta de condições técnicas para funcionar. Então, a Bienal do Recôncavo é criada em um momento, no qual um pequeno grupo de artistas controla o mercado de arte baiano, e em uma conjuntura internacional marcada por várias formulações estética, fragilizando as fronteiras do pensar e fazer artístico. Nesta perspectiva, o projeto da Bienal é elaborado com o objetivo de revelar novos artistas, e chamar a atenção para a pluralidade estética contemporânea, questionando a ideia da arte conceitual como expressão única da contemporaneidade, premiando respectivamente em suas nove edições, a escultura em concreto, pintura em acrílico sobre papel, performance, instalação, objeto escultural em madeira, instalação com cerâmica em alta temperatura, ferro e algodão. Pintura sobre cerâmica esmaltada e, a IX edição da Bienal que foi conquistada por Zé de Rocha com gravura, pintura em cerâmica e fotografia.
Description: 253f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9841
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAV )

Files in This Item:

File Description SizeFormat
pedroarcanjodasilvapt1.pdfParte 13.99 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt2.pdfParte 25.56 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt3.pdfParte 31.75 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt4.pdfParte 43.06 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt5.pdfParte 54.82 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt6.pdfParte 63.58 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt7.pdfParte 74.27 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt8.pdfParte 84.5 MBAdobe PDFView/Open
pedroarcanjodasilvapt9.pdfParte 92.21 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA