DSpace

RI UFBA >
Escola de Belas Artes >
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) >
Dissertações de Mestrado (PPGAV ) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9817

Title: Práticas e representações artísticas nos cemitérios do convento de São Francisco e venerável Ordem Terceira do Carmo (1850-1920) Salvador.
Authors: Mendes, Cibele de Mattos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Hernandez, Maria Herminia Oliveira
Keywords: Artes palsticas;Salvador;franciscanos;venerável;Ordem Terceira do Carmo;práticas e representações artísticas;cemitérios
Issue Date: 2007
Abstract: A arte funerária, presente no Conjunto de Cemitérios da Quinta dos Lázaros em Salvador –Ba; conforma um Conjunto Cemiterial sui generis, congregador das mais diversas categorias político-sociais, cuja história esta conjugada à Arte. Esta dissertação objetiva conhecer através da leitura das imagens artísticas, estilos, influências, identificação de artistas – artesãos, bem como através do registro de túmulos peculiares, representativos de seu entorno e/ou que expressem claramente os valores deste tipo de produto, quanto ao apuro artesanal e artístico destes espaços, sob os postulados da História da Arte e as Mentalidades. A abrangência temporal do presente estudo compreende desde 1850 até 1920, período considerado pelos estudiosos da Arte Funerária como “época de ouro dos cemitérios”. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados diversos métodos de abordagem. Destaca-se o de análise e síntese, predominante em todas as etapas do trabalho, ao qual se soma o histórico, o iconográfico e o iconológico. Para a sua realização foi trabalhada vasta documentação,procedente de arquivos e bibliotecas públicas e privadas, bem como referências impressas sobre a história dos cemitérios, arte funerária, memória, representações da morte, produção de artistas e artesãos, ordens religiosas e terceiras, dentre outras. Através do estudo das Práticas e Representações artísticas nos Cemitérios do Convento de São Francisco e Venerável Ordem Terceira do Carmo, ficou evidenciado que a mudança dos sepultamentos das igrejas para os cemitérios, no século XIX, em Salvador, afetou diretamente Ordens Religiosas, Irmandades, Confrarias e Associações de Classe, por acreditarem que a criação dos novos espaços representava um movimento descristianizador, além de interferir nos rituais de morte. Após muita resistência, mas, surpreendidos pela Epidemia de Cólera, o costume foi substituído pela Lei, dando lugar a novas atitudes. Os cemitérios estudados são testemunhos deste processo, através das práticas e representações artísticas guardadas no mármore de seus túmulos, e escrita por artistas anônimos.
Description: 336 f.:il
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9817
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAV )

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cibele Mendes 1.pdf12.34 MBAdobe PDFView/Open
Cibele Mendes 2.pdf2911.97 kBAdobe PDFView/Open
Cibele Mendes 3.pdf36.81 MBAdobe PDFView/Open
Cibele Mendes 4.pdf45.04 MBAdobe PDFView/Open
Cibele Mendes 5.pdf54.72 MBAdobe PDFView/Open
Cibele Mendes 6.pdf66.89 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA