Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9801
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias competitivas do sistema bancário privado do Brasil pós-estabilização, segundo Michael Porter: uma análise dos principais bancos
Autor(es): Lima, Marcus Vinicius de Souza
Autor(es): Lima, Marcus Vinicius de Souza
Abstract: As instituições financeiras comerciais privadas têm se constituído num elemento dinâmico e importante no Sistema Financeiro Nacional nos últimos anos. Com a implantação do Plano Real, que promoveu uma série de liberalizações que causaram impactos diretos no ambiente organizacional bancário, os bancos tiveram de buscar uma estratégia competitiva. O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da teoria de Michael Porter, as estratégias competitivas adotadas pelas principais instituições financeiras privadas comerciais do Brasil, tanto nacionais quanto estrangeiras. Para isso será necessário verificar a configuração da estrutura de mercado dos bancos múltiplos e, em seguida, identificar as estratégias utilizadas pelas empresas no período pós-estabilização da economia brasileira na década de 90.
Palavras-chave: Estratégia competitiva
Michael Porter
Oligopólio
Bancos - Brasil
Editora / Evento / Instituição: Salvador
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9801
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCUS VINICIUS DE SOUZA LIMA.pdf372,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.