Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9548
Tipo: Tese
Título: A poética em que o verbo se faz carne: um estudo do teatro físico a partir da perspectiva coreológica do sistema Laban de movimento
Autor(es): Mota, Júlio César de Souza
Autor(es): Mota, Júlio César de Souza
Abstract: O objeto deste estudo é o Teatro Físico, gênero de prática cênica teatral, surgido no início do século XX como resultado da revolução desencadeada pelos movimentos vanguardistas que promoveram a desconstrução da cena logocêntrica. Um processo que reviu a condição de predomínio da palavra e promoveu a re-apropriação do corpo como principal médium de expressão e comunicação da performance teatral, fato que provocou uma reavaliação do conceito de corporeidade e levou ao surgimento de novas formas de incorporação do drama. Para que se possa entender como ocorreu esse processo, a pesquisa realizou um amplo mapeamento do Teatro Físico que abrangeu desde a genealogia do corpo e do gesto expressivo até a produção contemporânea do gênero. Isso permitiu a identificação de princípios estéticos, poéticos e técnicos que marcaram e marcam a prática desse gênero. Para realizar este trabalho a pesquisa foi estruturada em duas fases. A primeira delas realizou uma ampla revisão teórica (pesquisa bibliográfica e videográfica) a ser utilizada como parâmetro teórico-conceitual; e a segunda, realizou uma coleta de dados (pesquisa de campo) entre praticantes e críticos do gênero especialmente na Inglatera e na Escócia. Em ambas as fases o principal referencial teórico-metodológico utilizado foi o Sistema Laban de Movimento, empregado aqui não apenas como um método de análise de movimento, mas também como um método poético. Os resultados obtidos nas duas fases revelaram que, apesar de possuir uma produção muito variada e heterogênea - distribuída entre duas vertentes (teatral e de dança) -, o Teatro Físico apresenta características comuns que permitem a sua identificação. Entretanto, apesar de identificável, o gênero resiste a sua circunscrição numa definição fechada.
Palavras-chave: Teatro Físico
Sistema Laban de Movimento
Desconstrução cena logocêntrica
Corporeidade
Incorporação
Gesto Expressivo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9548
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseComSeg.pdf7,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.