Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9466
Tipo: Dissertação
Título: Sistemas de custos na administração pública: uma análise das proposições teóricas atuais à luz da realidade institucional – o caso da secretaria da fazenda do estado da Bahia
Autor(es): Miranda Filho, Carlos Ramos de
Autor(es): Miranda Filho, Carlos Ramos de
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a implantação de Sistemas de Custos na Administração Pública, dentro do contexto atual de inovações na gestão governamental. Foram investigados os fundamentos desses sistemas, de acordo com a teoria da Contabilidade de Custos. Porém, esses princípios teóricos se baseiam na realidade das organizações privadas, orientadas para o mercado. Era necessário pesquisar se tais fundamentos se aplicam também à realidade das organizações públicas, orientadas para a satisfação das necessidades coletivas. Com essa finalidade, os fundamentos dos sistemas de custos foram comparados com a realidade de uma organização pública específica: a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Foram analisados os limites e as possibilidades de um modelo de sistema de custos voltado para a Administração Pública. Os resultados da pesquisa revelam que existe compatibilidade entre os fundamentos teóricos dos sistemas de custos e a realidade material da organização estudada.
Palavras-chave: Custos
Administração Pública
Contabilidade Pública
Bahia
Sistemas de Custos
Costing
Public Management
Public Accounting
Costing Systems
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9466
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Carlos Ramos Miranda Filho II.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação. Carlos Ramos Miranda Filho I.pdf185,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.