DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) >
Teses de Doutorado (PPGLL) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9288

Title: O ensino bilíngüe em Moçambique: entre a casa e a escola
Authors: Menezes, Leonarda Jacinto José Maria
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Iracema Luiza de
Keywords: Lingua portuguesa;Estudo e ensino;Moçambique;Língua materna;Educação bilíngue;Bilingüismo
Issue Date: 27-Mar-2013
Abstract: Nesta tese de doutorado, analisa-se o desempenho linguístico, na modalidade escrita de alunos da 4ª e 7ª classes de escolas do ensino básico bilíngue de zonas rurais de Moçambique, depois da transição da L1 para LE como língua de ensino. Para isso, realiza-se o diagnóstico das dificuldades que os alunos deste ensino e classes apresentam no desenvolvimento da competência da escrita na L2 e demonstra-se que a fala e a escrita dos alunos do ensino básico bilíngue em Moçambique, particularmente na província da Zambézia, são marcadas por interferências das línguas maternas de origem bantu no português escrito e falado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque sociolinguístico e etnográfico, de acordo com Gil (1999). Dentre as técnicas de coleta de dados utilizadas, a observação participante foi também realizada, como forma de verificar se havia diferenças significativas entre as duas escolas em estudo no que tange ao desempenho linguístico oral dos alunos inquiridos em língua portuguesa e, assim, identificar quais as suas maiores dificuldades na aprendizagem dessa língua que, para eles, é língua estrangeira. Para tanto, além de considerar a produção dos dados escritos de alunos da 4ª e 7ª classes das escolas envolvidas na pesquisa, foram também entrevistados os professores, os gestores das duas escolas, o formador de professores deste ensino, bem como os responsáveis pelos alunos inquiridos, o que tem relevância para a conclusão de que a fala dos professores e dos responsáveis por este ensino influencia grandemente na fala e na escrita dos alunos inquiridos. Com a investigação realizada, espera-se, de alguma maneira, contribuir para o estudo do português como língua estrangeira nas zonas rurais das províncias de Moçambique, tanto no que diz respeito a um melhor desempenho linguístico dos alunos, quanto no que concerne à formação dos professores do ensino básico bilíngue dentro da área do ensino de português como língua estrangeira.
Description: 240 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9288
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGLL)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual.pdfParte inicial150.77 kBAdobe PDFView/Open
Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual Capa.pdfParte inicial178.28 kBAdobe PDFView/Open
Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual FC.pdfParte inicial17.85 kBAdobe PDFView/Open
Leonarda Jacinto José Maria Menezes - texto.pdfParte principal1.24 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA