DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9218

Title: Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade
Authors: Pereira, Adalberto da Palma
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos, Gláucio Machado
Keywords: Danças Dramáticas do Brasil;Mário de Andrade;Corporalidade;Educação;Arte-educação;Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Issue Date: 2011
Abstract: Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ainda o labor de Mário de Andrade enquanto gestor público, no mesmo período em São Paulo, ao fomentar a criação dos Parques Infantis de modo a atender aos filhos do operariado, neles inserindo o ensino das danças populares em sua rotina didática. Diferentemente de sua acepção tradicional, o conceito Dança Dramática aqui se converte em pressuposto pedagógico centrado na corporalidade presente em sua imbricação popular de canto, dança e representação. A lógica pedagógica se estabelece como construção em contextos comunitários de uma corporalidade cidadã e se atualiza no diálogo com os estudos corporais recorrentes às Artes Cênicas contemporâneas. Esta investigação busca inserir as Danças Dramáticas no atual ensino brasileiro por considerá-las capazes de dialogar metodologicamente com os tópicos análogos constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do MEC.
Description: 155f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9218
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pereira%20Dissertacao.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA