Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9120
Tipo: Tese
Título: Leitura musical à primeira vista ao violão: a influência da organização do material de estudo
Autor(es): Fireman, Milson Casado
Autor(es): Fireman, Milson Casado
Abstract: O objetivo deste trabalho foi observar se estudantes violonistas do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas apresentariam diferenças no desenvolvimento da habilidade de leitura musical à primeira vista após serem submetidos a diferentes ordens de material de estudo. O primeiro capítulo introduz o problema apresentado por músicos ao se depararem com uma tarefa de leitura musical à primeira vista, argumento sobre a falta de orientação para o desenvolvimento da habilidade e apresento fatores conhecidos e influentes enquanto se realiza uma leitura. Situo o problema de pesquisa e descrevo sucintamente os procedimentos metodológicos adotados para atingir o objetivo da pesquisa. Na Revisão de Bibliografia discuto sobre o conceito de leitura musical à primeira vista e sua relação com o desenvolvimento musical. Em seguida apresento os fatores envolvidos durante a realização de uma leitura já investigados e conhecidos. Seguem-se referências sobre a aquisição da habilidade de leitura musical à primeira vista e a visão de professores e estudantes de música sobre o assunto. Por último apresento orientações sugeridas por Sloboda, Lehmann e McPherson. Na Metodologia, discuto sobre a abordagem, o desenho de pesquisa e descrevo as estratégias de coleta de dados com seus instrumentos e características. Depois estão apresentadas as delimitações do trabalho, tais como população, amostra e perfil dos sujeitos e a distribuição dos participantes em três grupos para o experimento. Apresento os Testes de Leitura Musical à Primeira Vista, Flashes e Acompanhamento de Áudio com Partitura com as peculiaridades de cada um. Discuto a escolha do material e sua organização. Descrevo o cronograma com todas as atividades da coleta. Segue-se uma descrição do estudo piloto e sua contribuição para este trabalho. Em seguida comento sobre a avaliação dos juízes e descrevo as Escalas de Avaliação e Classificação utilizadas. Para concluir apresento como a análise foi realizada. No capítulo seguinte, apresento as médias das notas atribuídas pelos juízes às performances do Teste de Leitura Musical à Primeira Vista, e depois, os resultados para cada dimensão da performance. Em seguida são apresentados os resultados das provas estatísticas baseados nas médias gerais de leitura com suas respectivas hipóteses. Segue-se uma apresentação dos resultados obtidos pelos participantes no Teste de Flashes e no Teste de Acompanhamento de Áudio com Partitura. E por último relaciono e discuto os resultados com outras informações obtidas durante a coleta de dados. O último capítulo apresenta as conclusões do trabalho com as respectivas provas realizadas. O resultado da prova estatística calculada pelas médis das notas dos juízes demonstrou diferenças entre os grupos com valor p igual a 0,7, com al f a=10%, o que demonstra ser significativo. Os resultados da prova estatística calculada pelas notas de cada dimensão demonstrou diferenças entre os grupos nas Dimensões Técnica e Melódica, com o valor p igual a 0,05 e 0,06, respectivamente, para al f a = 10%, também considerado significativo.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9120
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese%20Milson%20Fireman%20seg.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.