Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9092
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de música com ênfase na experiência prévia dos alunos: uma experiência com percussionistas de Salvador
Autor(es): Almeida, Jorge Luis Sacramento de
Autor(es): Almeida, Jorge Luis Sacramento de
Abstract: O presente estudo baseou-se na dinâmica de ensino/aprendizagem do projeto ?Formação de Agentes Multiplicadores?, realizado em 2003 na Escola de Música da UFBA, em Salvador, do qual participaram percussionistas de 12 entidades afro-baianas. O requisito para a escolha desses sujeitos, no total de 27, foi a comprovação de larga experiência nessa atividade musical. A pesquisa focalizou a troca de saberes e fazeres entre a academia e a cultura dita popular. Nessa perspectiva, o professor assumiu também os papéis de mediador e aprendiz. A metodologia adotada consistiu em utilizar os conhecimentos prévios dos percussionistas, a fim de possibilitar a transmissão e a assimilação da escrita e leitura musical, além da técnica de caixa clara. Foram ministradas 42 aulas, 27 das quais práticas e 15 teóricas. No encerramento do segundo semestre realizou-se, na Reitoria da UFBA, um Festival de Percussão, do qual foram protagonistas os sujeitos do experimento pedagógico. A fundamentação teórica do estudo é a obra do educador pernambucano Paulo Freire, que propõe a utilização da cultura popular para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. O essencial do pensamento de Freire é fazer da educação um ato de ler o mundo para conhecê-lo e poder transformá-lo. À luz desse entendimento, a prática educativa pressupõe diálogo, rigor (que não deve ser confundido com rigidez), intuição, imaginação e construção de laços afetivos. O exercício da liberdade e o respeito à individualidade dos alunos são, pois, de importância crucial nesse processo. Os resultados obtidos permitem afirmar que foi rico, fecundo e mutuamente proveitoso o projeto pelo inédito intercâmbio desenvolvido entre esta universidade e os percussionistas participantes, que nunca antes haviam tido qualquer contato com a teoria musical, a maioria dos quais, inclusive, apresenta acentuada insuficiência escolar.
Palavras-chave: Ritmo
Percussão
Cultura Popular
Educação Musical
Experiência Pedagógica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9092
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Jorge Almeida.1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.