DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9033

Title: Corpo desconhecido: um contínuo processo de criação em dança
Authors: Kunifas, Cinthia Bruck
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fernandes, Ciane
Keywords: Corpo;Processo;Micromovimento;Integração;Transformação;Colaboração
Issue Date: 2008
Abstract: Este trabalho é resultado de uma primeira tentativa de sistematização do processo de criação da obra Corpo Desconhecido, o qual teve início em 2002 e vem sendo desenvolvido até hoje. Corpo Desconhecido é uma pesquisa artística na área da dança, a qual se configura numa obra cênica que acontece no meu corpo, mas que é concebida em colaboração com outros artistas. O processo criativo nasceu da crise instalada em meu corpo, insatisfeito com minha dança e com as formas que ela produzia, e delineou-se pelo processo de re-integração do que até então estava apartado: corpo e mente, razão e emoção, corpo e ambiente, vida e arte. Corpo Desconhecido acontece na ausência do passo de dança, no momento anterior à intenção consciente do movimento, por meio de micromovimentos, quase invisíveis ao olhar. A dissertação foi estruturada a partir das três questões que nortearam todo o processo criativo de Corpo Desconhecido - qual a construção do corpo?, qual o modo do corpo operar em cena? e qual o conteúdo encarnado?, associadas a duas referências fundamentais deste processo - transformação e integração. No capítulo I são estudadas as implicações teóricas dos temas acima; no capítulo II são descritas as práticas vivenciadas ao longo de todo o processo de criação e que dão suporte à construção do corpo, ao modo do corpo operar em cena e ao conteúdo da obra. No capítulo III delineia-se uma possível metodologia a partir das dinâmicas das relações de colaboração entre os artistas que compõem a equipe de trabalho e também é descrita a cena, em si, sob o ponto de vista da minha experiência enquanto performer. O intuito desta dissertação, além da sua contribuição com o processo de criação desta obra, é demonstrar que a criação de uma nova dança implica na revisão e atualização dos padrões existentes que configuram o corpo e a dança conhecidos.
Description: 130f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9033
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CinthiaComSeg.pdf957.38 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA