Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8889
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da oferta de crédito no Brasil diante da preferência pela liquidez dos grandes bancos brasileiros (1997 – junho/2008)
Autor(es): Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Autor(es): Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Abstract: O crédito é visto como elemento essencial para promover o crescimento econômico. Entretanto, análises comparativas, entre o saldo de operações de crédito como percentual do PIB do Brasil com o de outros países, demonstram que o crédito no Brasil é historicamente escasso. Para o período anterior ao Plano Real (anos de 1980 e início de 1990), diversos estudos demonstraram que esta escassez é explicada pela alta rentabilidade que os bancos obtinham com a receita inflacionária, o que estimulava os bancos a recorrerem às operações de tesouraria e, consequentemente, desestimulava-os a ofertar crédito. Após a implantação do Plano Real, os bancos tiveram que mudar de estratégia para a formação do seu portfólio de aplicações haja vista a eliminação da receita inflacionária. Assim, os bancos foram impulsionados a expandir a oferta de crédito, algo que se deu em resposta á expansão da sua demanda e pelo estimulo dado pela expansão dos depósitos bancários. Entretanto, o sistema financeiro brasileiro passou por profundas transformações, as quais foram condicionadas por um amplo conjunto de fatores de natureza macroeconômica, estrutural e regulatória. Dadas essas transformações, a principal questão que este trabalho pretendeu examinar é se houve mudança no comportamento dos bancos em relação à formação do seu portfólio de aplicações (privilegiando-se as operações de crédito). Para tal, foi realizado um estudo de caso, em que foram analisados os seis maiores bancos por ativo para o período de 1997 a junho de 2008 – que foi dividido em duas fases: de 1997 a 2002 e de 2003 a junho de 2008. Como principal conclusão, observou-se que a instabilidade macroeconômica e o processo de reestruturação do sistema bancário brasileiro, verificados na primeira fase de análise, continuaram a estimular os bancos a compor seus ativos com as operações de Títulos e Valores Mobiliários. Entretanto, o melhor ambiente macroeconômico e a consolidação bancária apresentadas para a segunda fase estimularam os bancos a expandir as suas operações de crédito.
Palavras-chave: Banco
Crédito
Sistema financeiro nacional
Preferência pela liquidez das firmas bancárias
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8889
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arthur%20Gualberto%20Bacelar%20da%20Cruz%20Urpiaseg.pdf829,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.