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Tipo: Dissertação
Título: A leitura na aula de língua portuguesa: teoria e experiência entrelaçadas
Autor(es): Barigchum, Suréia Spinola
Autor(es): Barigchum, Suréia Spinola
Abstract: O objetivo desta pesquisa é discutir novas perspectivas para o trabalho com a leitura e seus reflexos na formação de sujeitos leitores e escritores críticos e aptos a atuarem em diferentes situações sociocomunicativas. Pretende-se refletir sobre leitura, com base em três perspectivas teóricas: a visão sociointeracionista e dialógica da linguagem, a visão interdisciplinar da aprendizagem e o constante diálogo entre o texto/discurso e o sujeito e a produção de sentidos, tendo como fio condutor a noção de gêneros textuais. Para tanto, elege-se como campo teórico a Linguística Aplicada e também outros aportes teóricos, como os advindos da Linguística Textual e da Análise do Discurso. Como percurso metodológico, optou-se por uma modalidade de investigação de cunho interpretativista, crítica e ideográfica. A intenção é contextualizar a experiência do pesquisador que se coloca como um sujeito observador que tem consciência de que não é neutro, mas que tem uma identidade a todo tempo recriada no processo em que escreve. Esse processo exige a observação do fazer pedagógico do pesquisador e do outro – o seu colega. Fez-se a reflexão teórica a partir da bibliografia de referência, para dar sustentação ao diálogo que se travou entre as experiências vividas e observadas e as tendências contemporâneas para o ensino da leitura. Assim, a prática e a intuição ajudaram a entender a teoria e esta ajudou a interpretar as ações da pesquisadora. O produto final desta pesquisa surgiu das relações entre esses processos, resultando, portanto, das interpretações do pesquisador à luz do referencial teórico selecionado. Acredita-se que este trabalho contribua para a formação de professores, uma vez que o processo de construção das atividades de leitura propostas é essencialmente reflexivo: à medida que a pesquisadora constrói as orientações e ações, também faz a reflexão sobre essa forma de construção,pensando sempre no saber fazer e no saber dizer o que se faz e como se faz. O resultado da investigação, portanto, não visa à proposição de modelos para o trabalho com a leitura, mas sim a narrativa de um processo de (re)criação e reflexão de ações que professores, todos os dias, desenvolvem em sala de aula.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Leitura
Estudo e ensino
Formação de professores
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8802
Data do documento: 5-Mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

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