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Tipo: Dissertação
Título: Oyá-Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela
Autor(es): Passos, Marlon Marcos Vieira
Autor(es): Passos, Marlon Marcos Vieira
Abstract: Este texto dissertativo empenha-se em analisar a presença de uma cantora no cenário musical brasileiro, apontando para as suas especificidades estéticas e comportamentais ao longo da sua trajetória artística e localizando-a no rol dos mitos contemporâneos deste país. A partir desta perspectiva, que compreende Maria Bethânia como uma estrela e tradutora, através de sua arte, de elementos religiosos e simbólicos inerentes ao candomblé faz-se, aqui, uma tentativa de demonstração de que muitas performances de palco de Bethânia e da projeção de sua imagem em seus produtos artísticos são representações de narrativas míticas e de rituais característicos da orixá de origem iorubana, senhora das tempestades, Oyá-Iansã. Este é um estudo sobre a presença de alguns mitos e ritos, reatualizados entre o chamado povo-de-santo, singrando o universo das artes populares brasileiras, mais destacadamente o da canção popular, atestando a singularidade desta artista como um compósito de imagens arquetípicas definidoras da orixá que, segundo sua crença, comanda a sua vida e o seu destino.
Palavras-chave: Maria Bethânia
Candomblé
Representações
Mito Midiático
Oyá-Iansã
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8709
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

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