DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) >
Teses de Doutorado (PPGLL) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8372

Title: O tratamento da compreensão textual nos livros didáticos de língua portuguesa de 5ª à 8ª séries
Authors: Nery, Marta Maria de Almeida
???metadata.dc.contributor.advisor???: Heine, Lícia Maria Bahia
Keywords: Funcionalismo (linguística). Compreensão na leitura. Livros didáticos. Análise.
Issue Date: 5-Feb-2013
Abstract: Esta pesquisa de doutorado, baseada na Linguística Textual, uma das vertentes do Paradigma Funcional, teve como objetivo verificar o tratamento da compreensão textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª séries, considerando três aspectos: primeiro, a necessidade de se trabalhar com uma variedade genérica, já que a interação humana se dá através de textos que se realizam por meio de gêneros diferentes, a depender da situação comunicativa; segundo, a importância da preparação para a leitura, já que uma série de conhecimentos (linguístico, enciclopédico, pragmático) é mobilizada neste processo; terceiro, se a compreensão é uma construção de sentidos e não apenas uma decodificação de palavras, a leitura implica em inferências, associações, comparações, conclusões, tomadas de posição, ou seja, extrapolar a materialidade linguística. Verificaram-se nos corpora desta tese que existe uma grande variedade genérica, que os diversos textos para leitura estimulam os conhecimentos do leitor de formas variadas, antes da leitura propriamente dita, como preparação e que as atividades sobre a leitura ultrapassam a simples decodificação. Concluiu-se, com estes resultados, que as duas coleções escolhidas como corpora desta pesquisa representam um avanço na abordagem da compreensão textual. Algumas críticas foram colocadas ao final da análise, como reflexão, para que os autores das coleções escolhidas as tornem ainda mais coerentes com as suas propostas, caso tais aspectos ainda não tenham sido retomados. Palavras-chave: paradigma funcional; gêneros discursivos; interação; preparação; inferências; reflexões.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8372
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGLL)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marta Nery - Folha de Aprovação..pdfDados iniciais49.01 kBAdobe PDFView/Open
Marta Nery - Pré-textuais.pdfDados iniciais166.82 kBAdobe PDFView/Open
Marta Nery - Elementos Textuais.pdfDocumento principal8.14 MBAdobe PDFView/Open
Marta Nery - Ficha Catalográfica.pdfDados iniciais20.44 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA