Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8305
Tipo: | Tese |
Título: | Transitividade e complementos verbais: teorias em confronto |
Autor(es): | Alves, Rujane Mota |
Autor(es): | Alves, Rujane Mota |
Abstract: | Esta pesquisa constitui-se de um estudo sobre a transitividade e os complementos verbais.Esses tópicos linguísticos foram investigados no Latim Clássico e nas Gramáticas Normativas do Brasil. Elaborou-se, por um lado, uma análise exaustiva de várias dessas GNs, constando de levantamento de conceitos, classificações, exemplos e comparação entre os autores. Trabalhou-se, também, com as teorias linguísticas funcionalista e gerativista, fazendo-se uma explanação sobre cada abordagem, confrontando-as, evidenciando-se os pontos comuns e os divergentes no tratamento da transitividade verbal. A partir dos estudos teóricos, constatou-se que a Gramática Normativa da Língua Portuguesa do Brasil, como referência para o processo de ensino-aprendizagem dos assuntos em questão, é limitada, deficiente e até incoerente em certos pontos. Fez-se, então, por outro lado, uma descrição da transitividade e dos complementos verbais a partir de pequenos corpora que aqui representaram o uso da língua oral ou escrita do Português do Brasil. Propôs-se, finalmente, uma forma tida como mais eficiente da classificação e entendimento desses fatos linguísticos, chegando-se, assim, no que aqui se denominou Gramática da Experiência, uma contribuição para o ensino da Língua Portuguesa no Brasil. |
Palavras-chave: | Gramática. Linguística. Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8305 |
Data do documento: | 31-Jan-2013 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rujane Mota Alves.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.