Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8030
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transtorno bipolar do humor na atualidade: resultados preliminares de um centro especializado em transtornos afetivos
Autor(es): Lopes, Frederico Lacerda
Autor(es): Lopes, Frederico Lacerda
Abstract: Introdução: O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) é uma doença que afeta entre 1 a 1,6% da população, mas que não é devidamente diagnosticada e tratada, gerando, consequentemente, danos significativos à qualidade de vida destes pacientes. Objetivos: Fornecer uma visão atual sobre o TBH, apresentando a história, classificação, epidemiologia e impacto. Além disso, descrever o perfil clínico, sócio-demográfico e de qualidade de vida de pacientes atendidos em um centro de referência localizado na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Metodologia: O trabalho foi realizado, inicialmente, através de uma revisão bibliográfica clássica sobre alguns subtemas de interesse, seguida, posteriormente, por uma análise de um banco de dados composto por 100 pacientes com transtorno bipolar eutímicos (definidos por escores da escala de Hamilton e Young mania inferiores a sete), com pelo menos dois meses sem manifestar episódios da doença. Resultados: A maioria dos pacientes é do sexo feminino (79%), tem idade entre 21 a 43 anos (51,4%), estado civil solteiro ou divorciado (64,2%), não apresentam trabalho remunerado ou estão aposentados por invalidez (59,5%), iniciaram o transtorno com episódios depressivos (50%) e psicóticos (53%) durante a juventude. As principais comorbidades clínicas encontradas foram: infecção recorrente de vias aéreas superiores (23%), enxaqueca (20%) e obesidade/sobrepeso (14%). As comorbidades psiquiátricas foram encontradas em 30,8% dos pacientes, sendo que, os transtornos de ansiedade e uso/abuso de drogas foram os mais frequentes. As médias dos domínios de qualidade de vida foram: domínio psíquico (54,2), domínio físico (59,2), domínio social (60) e domínio ambiental (54). Conclusão: O TBH é uma doença grave, com presença de comorbidades clínicas e psiquiátricas, além de comportamento suicida, contribuindo para a baixa qualidade de vida encontrada em seus portadores. Os resultados desta pesquisa revelam que algumas características clínicas da doença são relativamente menos 5 frequentes que as relatadas na literatura, pois encontramos menores taxas de comorbidades psiquiátricas, tentativas de suicídio e ciclagem rápida. Entretanto, encontramos médias similares de qualidade de vida entre estes pacientes e o relatado pela literatura, demonstrando que a remissão sintomatológica não implica necessariamente em boa qualidade de vida. A continuidade desta análise poderá contribuir para o melhor esclarecimento do prognóstico destes pacientes.
Palavras-chave: Medicina
Depressão
Transtorno bipolar
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8030
Data do documento: 22-Jan-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Frederico Lacerda Lopes (2012.1).pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.