DSpace

RI UFBA >
Instituto de Ciência da Informação >
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (POSICI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840

Title: Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
Authors: Souza, Raul Marques Leite de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Carvalho, Kátia de
Keywords: Biblioteca universitária;Gestão da Informação;Marketing
Issue Date: 31-Aug-2011
Abstract: A biblioteca universitária em busca de maior visibilidade, utilizando técnicas e ferramentas de marketing, bem como a gestão de informação nesse processo, constituem a temática desse trabalho, que tem por objetivo verificar como a Biblioteca Universitária utiliza técnicas de marketing para a atração do seu público leitor, na potencialização do uso de seus produtos e serviços. Procurou-se analisar como as bibliotecas estão utilizando a filosofia de marketing para gerir e disseminar informação, mantendo seu público satisfeito. A partir de uma revisão da literatura existente, busca-se identificar as técnicas e ferramentas propícias à difusão de informação na biblioteca. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório descritivo, quando investiga e se aprofunda na temática, e ao propor descrever os fenômenos que influenciam o objeto de estudo. A investigação se deu por meio de um estudo de levantamento com a abordagem qualitativa, na Biblioteca da Escola de Administração da UFBA e na Biblioteca do Campus de Pituaçu da UCSAL, ambas na cidade de Salvador-BA. Os procedimentos para coleta de dados incluíram a observação informal, a entrevista com os gestores e a aplicação de questionários com os usuários, alunos concluintes do curso de Administração. Observa-se ainda que as bibliotecas utilizam um número pequeno de técnicas e ferramentas de marketing, e a percepção dos gestores em relação ao marketing da biblioteca é de que a sua aplicação é necessária, mas dependem das instâncias superiores. Em relação aos usuários, os mesmos percebem que não se faz uso do marketing na biblioteca, onde o mesmo é fundamental para uma gestão integrada em uma unidade de informação e seu uso, de forma estratégica, favorece o desempenho organizacional, para a satisfação das necessidades informacionais do usuário. Os resultados mostraram que a percepção da realidade difere da teoria e sua aplicação requer um estudo mais aprofundado, assim, existem ações incipientes quando se trata de marketing para bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (POSICI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA