DSpace

RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7643

Title: Comunicação organizacional e tecnologias da informação e comunicação (tics) em hospitais: O caso do sistema de informações gerenciais (sig) da rede inovarh/ba.
Authors: Aguiar, Fábio Campos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
Keywords: Comunicação Organizacional;Organizações Hospitalares;Sistema de Informações Gerenciais;Rede InovarH/BA;Organizational Communication;Hospital Organizations;Management Information System;InovarH Network
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal da Bahia
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi analisar criticamente o papel da comunicação e utilização de TICs no suporte à tomada de decisões gerenciais em organizações hospitalares, mediante imersão no caso da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH/BA), rede colaborativa de organizações prestadoras de serviços de saúde, a qual faz uso do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em seus processos comunicacionais. As premissas adotadas pressupunham a resistência, na categoria médica, à adoção de inovações tecnológicas na gestão dos processos hospitalares. Também se inferiu que a utilização das TICs nos serviços de saúde beneficiaria as transformações gerenciais e práticas, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados. Do mesmo modo, facilitaria a comunicação e o acesso a informações e a resultados de pesquisas. Propunha-se que os resultados respondessem à pergunta de quais seriam as possibilidades e limites da incorporação do SIG aos processos de comunicação organizacional dos hospitais que fazem parte da Rede InovarH. Constituíram o escopo investigativo do trabalho: a constatação da existência de limitações e oportunidades na utilização do SIG da Rede InovarH; a identificação desses aspectos facilitadores e dificultadores no uso do SIG da Rede InovarH nos processos de Comunicação Organizacional dos hospitais pertencentes à Rede; a verificação da importância atribuída à Comunicação e às TICs e a observação sobre em que medida as táticas de Comunicação adotadas contribuíam para a integração dos processos assistenciais e administrativos. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo caso-exemplo, com metodologia dedutiva e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada em quatro hospitais que fazem parte da Rede InovarH /Ba. O estudo do SIG da Rede InovarH também foi realizado, buscando-se compreender o funcionamento do Sistema e a avaliação da alimentação dos indicadores. Considerando-se os marcos teóricos, procedeu-se à revisão bibliográfica pertinente à compreensão do estudo. Com base nos dados empíricos coletados, durante a fase exploratória, realizou-se a pesquisa junto a dois hospitais que mantêm a alimentação do SIG (Hospitais A e B), e junto a duas organizações hospitalares que deixaram de alimentar o Sistema (Hospitais C e D), nos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a um total de dez sujeitos. As transcrições das entrevistas foram fragmentadas nas categorias de análise determinadas, de acordo com o enquadramento das respostas. A análise dos dados ocorreu baseada em variáveis diversas. Constatou-se que a Comunicação no ambiente assistencial ainda é fragmentada, e que a sua não eficácia é empecilho à integração dos processos. É possível afirmar que o SIG, corretamente compreendido e utilizado pelos atores que o operacionalizam, viabiliza tomadas de decisão conscientes e instruídas por informações fundamentadas.
Description: 149 p.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7643
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fábio_Pré_textuais_FINAL.pdf 01.pdf164.04 kBAdobe PDFView/Open
Fábio_Textuais_FINAL.pdf 02.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA