DSpace

RI UFBA >
Instituto de Psicologia >
Artigos Publicados em Periódicos (PSI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7314

Title: Preditores do desenvolvimento social na infância: Potencial e limitações de um modelo conceitual
Other Titles: Interação em Psicologia
Authors: Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar A.
Keywords: temperamento;responsividade;práticas educativas parentais;temperament;responsiveness;childrearing practices
Issue Date: 2007
Publisher: Interação em Psicologia
Abstract: O modelo conceitual proposto por G. R. Patterson e colegas destaca o impacto das práticas educativas parentais no desenvolvimento social infantil, e enfatiza a importância da investigação do temperamento infantil e da responsividade materna, para a compreensão das origens desse processo. No presente estudo, o potencial e as limitações desse modelo são discutidos, à luz das evidências retratadas pela literatura. A análise desse material indica o potencial do modelo conceitual, bem como a necessidade de refinamento, particularmente nos seguintes aspectos: a) estabelecimento das dimensões do temperamento e da responsividade relevantes para a compreensão do desenvolvimento social; b) determinação do impacto do uso combinado de práticas coercitivas e não-coercitivas e da contingência destas práticas; c) análise do papel do contexto da relação pais-criança em que as práticas se inserem. Para tanto se sugere a ampliação dos estudos atuais com a utilização de diversos tipos de delineamento que contribuirão para esclarecer qual a dinâmica de interação desses fatores, evitando-se a assunção simplista de relações lineares e diretas.
Description: p. 103-112
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7314
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PSI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
6778.pdf67.66 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA