Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7314
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Preditores do desenvolvimento social na infância: Potencial e limitações de um modelo conceitual
Título(s) alternativo(s): Interação em Psicologia
Autor(es): Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
Autor(es): Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
Abstract: O modelo conceitual proposto por G. R. Patterson e colegas destaca o impacto das práticas educativas parentais no desenvolvimento social infantil, e enfatiza a importância da investigação do temperamento infantil e da responsividade materna, para a compreensão das origens desse processo. No presente estudo, o potencial e as limitações desse modelo são discutidos, à luz das evidências retratadas pela literatura. A análise desse material indica o potencial do modelo conceitual, bem como a necessidade de refinamento, particularmente nos seguintes aspectos: a) estabelecimento das dimensões do temperamento e da responsividade relevantes para a compreensão do desenvolvimento social; b) determinação do impacto do uso combinado de práticas coercitivas e não-coercitivas e da contingência destas práticas; c) análise do papel do contexto da relação pais-criança em que as práticas se inserem. Para tanto se sugere a ampliação dos estudos atuais com a utilização de diversos tipos de delineamento que contribuirão para esclarecer qual a dinâmica de interação desses fatores, evitando-se a assunção simplista de relações lineares e diretas.
Palavras-chave: temperamento
responsividade
práticas educativas parentais
temperament
responsiveness
childrearing practices
Editora / Evento / Instituição: Interação em Psicologia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7314
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6778.pdf67,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.